Mesmo com a enorme pressão popular pela aprovação da emenda, os deputados federais votaram pela manutenção do sistema indireto para as eleições
Em 1983, o deputado Dante de Oliveira do PMDB apresentou ao Congresso Nacional uma proposta de emenda à Constituição que previa o restabelecimento de eleições diretas para a Presidência da República. A divulgação da “Emenda Dante de Oliveira” repercutiu em outros partidos e em grupos politizados que começaram a organizar grandes comícios pela aprovação do projeto de lei.
Com grande adesão da população, essas manifestações ficaram conhecidas como o movimento das “Diretas Já”. No dia 16 de abril de 1984, cerca de 1,7 milhão de pessoas se mobilizaram em São Paulo, no maior comício do movimento.
Mesmo com a enorme pressão popular pela aprovação da emenda, os deputados federais votaram pela manutenção do sistema indireto para as eleições de 1985. Para que a emenda fosse aprovada, eram necessários 2/3 dos votos, o que corresponde a 320 votos. Foram 298 votos a favor e 65 contra. Ao todo, 112 deputados não compareceram a votação.