UM PROTEXTO PARA PROVARTE & TEXTARTE A VIDA
CONVITE
O público é parte fundamental desta proposta. Um momento para celebrar a vida… envolvendo as artes em suas vertentes mais experimentais. São 10 anos de celebração deste palco aberto, onde cultura é entretenimento. Participe! Aguardamos por você…
“Um palco aberto para expressões artísticas em Pernambuco… Agregando e expondo ideias!
Outubro 2016
Mais uma vez teremos dois homenageados. E quebra a tradição dos santinhos, que terá sua divulgação com duas versões, uma para cada morto-vivo anfitrião. São figuras ativas das artes, em Pernambuco: Flávio Chaves e Itamar Morgado, o primeiro um escritor e o outro um multiartista e ativista. Estarão a espera do público.
P R O G R A M A Ç Ã O
Sonorização [ † Marcus ASBarr ]
Interferências Visuais [ † Silvio Hansen e convidados ]
Música [Epsilon Tauri]
Poesia [ † Declamações e Performances ]
Abertura do Artaúde [ † Literatura ]
N O T Í C I A S
Dia de Finados, 2016
Início às 17 horas
Recital Performances
M A M A M
Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães
(Pátio interno | Rua da União, 88)
Recife, Pernambuco – Brasil
ACESSO GRATUITO
2
N O V
D A T A / L O C A L
A sonorização da edição 2016 do VELÓRIO POÉTICO fica a cargo de BioDiverCidade Produções, com foco especial para o som etherealproduzido no Brasil e no mundo.
Esta edição mantém a uma ação de artes plásticas em sua programação. Silvio Hansen, mais uma vez fará as honras, junto aos seus convidados. A intervenção terá como suporte camisas que também serão disponibilizadas para captação de recursos revertidos para o evento. E assim teremos, com INTERFERÊNCIAS VISUAIS, a produção destes artistas in loco.
Todo material estará disponível. As camisas VELÓRIO POÉTICO, com imagens postadas neste site e no Facebook, buscam a captação de recusos para o custeio e viabilização da edição de forma plena.
EPSILON TAURI, conceitural
e extremamente sensorial.
O projeto, encarnação sonora de Jackson Veríssimo, assinou
trilhas de peças teatrais com intervenções ao vivo, além de outras investidas, atuando na vida noturna do Recife.
VELÓRIO POÉTICO 2016 busca apoio para suas atividades. Após consolidarmos um espaço primoroso com apoio da PCR e do MAMAM, queremos ampliar as atividades. Trabalharemos a venda de camisas que serão apresentadas neste site e que serão, também, produzidas na abertura do evento. Ao todo serão 10 peças únicas e valores variados. Aguarde!
O evento nasceu em reuniões etílico-poéticas com integrantes dosMovimentos Invenção de Poesia e Coletivo Oroboro onde eles se misturavam entre si. Assim, Sílvio Hansen, entre uma cerveja e mais outra, soltou a ideia de uma celebração à vida, uma reflexão sobre o Dia de Finados, aonde o senso comum de uma saudade doída, fosse contraposta a outra visão; que é a da superação de um estágio, ou passagem de um existir precário a uma esfera transcendente do existir. Era firmado então este espaço itinerante das artes.
A primeira edição aconteceu em 2007, e o homenageado (morto-vivo que ilustra os convites “santinho”, característica do evento) foi Alberto Lins Caldas Filho, aliás, é bom frisar, que para este fim são condições: estar vivo e participar da vida cultural pernambucana, por extensão brasileira. O evento realizou-se na antiga Casa Funerária Braga. Em 2008 são dois mortos-vivos, Daniel Santiago e Vital Corrêa de Araújo; 2009 foi a vez de Paulo Bruscky; em 2010 o músico Cannibal (Devotos) se fez “santinho”; em 2011 tivemos uma “santinha”, com Cyane Pacheco deixando se registrar no túmulo de Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre; já em 2012 foi a vez de Adriano Marcena, escritor e dramaturgo; na edição de 2013 tivemos a poetisa Myriam Brindeiro. Em 2014, tivemos o agitador cultural Jomard Muniz de Britto. Ano passado tivemos o artista plástico Márcio Almeida.
Agora, ilustrando os “santinhos” da vez, e de corpo presente e muito vivos, teremos Itamar MOrgado e Flávio Chaves. São os anfitriões da edição que irá celebrar suas inscrições no seleto hall dos nossos mortos-vivos homenageados no VELÓRIO POÉTICO. Como sempre o evento será regado a vinho e mesa de frios, além das tradicionais performances artísticas com o recital de poesia e música, que mais uma vez estarão margeando os encontros e reencontros. Clique nas imagens ao lado para rever todos “santinhos” do VELÓRIO POÉTICO.