Do G1
O presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), disse, hoje, em entrevista à GloboNews, que o país está “preparadíssimo” para enfrentar ameaças de terrorismo durante a Olimpíada do Rio de Janeiro, que vai começar no dia 5 de agosto.
Mais cedo, nesta sexta, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sérgio Etchegoyen, informou que o governo vai “revisar” as medidas de segurança para os jogos em razão das mortes registradas nesta quinta (14) em Nice, na França. Mais de 80 pessoas morreram atropeladas por um terrorista.
“O Brasil está preparadíssimo [para enfrentar ameaças de terrorismo]. Hoje nós resolvemos fazer uma reunião, tendo em vista os acontecimentos da França, ou seja, a segurança será muito maior, para dar conforto e segurança àqueles que frequentam o Rio e as cidades onde se verificarem os jogos”, afirmou o presidente à repórter Andreia Sadi.
Temer também citou medidas que o governo tomou para reforçar a segurança durante a Olimpíada, como o decreto, publicado em edição extra nesta sexta, que aumenta em 150% o valor da diária de servidores públicos, entre eles agentes da Força Nacional, que trabalharem no chamado período olímpico, de 24 de julho a 22 de agosto.
“Hoje autorizamos um aumento da gratificação para os membros da Força Nacional, depois de falarmos com os ministros Meirelles [Fazenda] e Padilha [Casa Civil] para que os servidores possam ter condições de vivência adequada lá no Rio”, afirmou Temer.
“Além disso, também autorizamos a contratação de inativos da Polícia Militar que poderão voltar à ativa e trabalhar neste mês em que transcorrem as olimpíadas”, completou.