Morro da Conceição ganha via sacra

Inaugurada hoje, via crúcis tem 15 estações, da condenação à ressurreição de Cristo, reproduzidas em painéis de 40 cm X 40 cm de mosaico de ladrilho

Foi oficialmente inaugurada, na manhã de hoje, a Via Sacra do Morro da Conceição, pelo secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões. Com 15 estações, da condenação à ressurreição de Cristo, a via crúcis foi reproduzida em painéis de 40 cm X 40 cm, feitos de mosaico de ladrilho e expostos na subida do morro e no entorno da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.

A primeira estação fica no Largo Dom Luís. As oito seguintes ficam ao longo da Rua Itacoatiara, conhecida como a principal subida do morro. As demais estações estão na Praça do Morro da Conceição, por trás do santuário e na entrada da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Os locais foram escolhidos após estudos de várias possibilidades e longas tratativas com a comunidade. Houve participação dos moradores, representantes de agremiações, conselho de moradores e de representantes da paróquia.

A inauguração foi conduzida pelo padre Ulisses, reitor do santuário, que lembrou a importância da via sacra como um das primeiras devoções do cristianismo e abençoou o equipamento como uma demonstração de respeito do poder público à religião, à cultura e à comunidade do Morro da Conceição. “É mais que a entrega de uma obra. Trata-se do início de uma nova tradição no morro”, disse o religioso, depois de jogar água benta sobre a estação descerrada, localizada ao lado da igreja.

O secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões, lembrou que o equipamento integra uma série de ações e melhorias promovidas pela Prefeitura do Recife para qualificar o Morro da Conceição como atrativo turístico. “O morro tem cultura, gastronomia, religião, cada vez mais tradições a oferecer”, disse, lembrando que a entrega foi a primeira ação do projeto Recife da Gente, de turismo de base comunitária, executada pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife neste ano de 2016.

O artista plástico Max di Castro, responsável pela confecção das estações, também comemorou a iniciativa. “Foi muito importante para mim, mas ainda mais para o morro e para toda a nossa cidade.”

Representando a comunidade, a presidente do Conselho de Moradores, Kécia dos Santos, comemorou a via sacra. “O morro está mais limpo, mais seguro. E agora ganhamos mais um atrativo.”

Dona Geralda, proprietária de um conhecido restaurante local e autora de uma das mais celebradas receitas de galinha cabidela da cidade, era só elogios ao trabalho da Prefeitura no local. “O morro está cada vez melhor para moradores e visitantes.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *