PT se reúne com Lira em tentativa de destravar PEC fura-teto 

Líderes do PT se reuniram com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), hoje, para tentar destravar a PEC que permite ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), furar o teto de gastos públicos para cumprir promessas de campanha. Na saída, o líder do partido na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), afirmou ser necessário acertar o texto com a Casa já durante a tramitação no Senado, onde a proposta deve dar os primeiros passos.

“Não está nada fechado, o texto ainda não foi apresentado no Senado”, declarou o deputado. “Espero que até quarta-feira”, acrescentou. Ele defendeu que as conversas sejam intensificadas para acelerar o processo. “Se não a gente vai perder tempo, o prazo”, disse.

Além de Reginaldo, participaram da conversa os petistas José Guimarães (CE), Alencar Santana (SP) e Odair Cunha (MG). Lula e seus aliados correm para aprovar a PEC até o fim do ano. Foi o meio escolhido pelo grupo político para manter o Auxílio Brasil em R$ 600 desde o começo de 2023.

A 1ª parada do projeto é a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, presidida por Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).