Seminário de Tropicologia discute pensamento de Gilberto Freyre

Evento será realizado na próxima terça-feira (27) e terá como conferencista o professor e presidente da Academia Pernambucana de Letras (APL), Lourival Holanda

Falar de Gilberto Freyre é sempre um mergulho nos caminhos que levaram à formação da sociedade brasileira e na reflexão sobre o seu futuro. Com esse propósito, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) realiza, na próxima terça-feira (27), uma nova edição do Seminário de Tropicologia, que reunirá pensadores e acadêmicos para desvendar e discutir as múltiplas facetas da obra freyriana. O encontro, aberto ao público, começa às 14h30, na sala Gilberto Freyre, no Campus Casa Forte.

Coordenada pela antropóloga e escritora Fátima Quintas, a conversa terá como tema “A formação de uma força: os impasses do pensamento de Gilberto Freyre”. O conferencista desta edição será o professor e presidente da Academia Pernambucana de Letras (APL), Lourival Holanda, que tratará da importância do sociólogo e ensaísta pernambucano nos dias de hoje, partindo da formação do intelectual nos Estados Unidos durante os anos 1920.

“Freyre nasce naquela noite escura daqueles impasses raciais, em que ele é obrigado a reagir e a encontrar outra forma de encarar o problema da cultura negra nos trópicos. Outro ponto é, seguindo aquilo que diz Nelson Rodrigues, mostrar a presença dele como pertinente e necessária pela forma de fazer ciência que não pontifica, mas que busca, que desloca, que repropõe. É um trabalho de restituição do modo de fazer ciência de Gilberto Freyre para as novas gerações”, explica  Lourival Holanda.

Serviço – Seminário de Tropicologia

Data: 27 de setembro

Horário: 14h30

Local: Sala Gilberto Freyre, Avenida 17 de Agosto, 2187, Casa Forte

Entrada gratuita