Será a primeira vez que o partido, criado em 2019, concorrerá em uma eleição presidencial
O partido Unidade Popular (UP) oficializou a candidatura do técnico em mecatrônica Leonardo Péricles à Presidência da República, na manhã deste domingo (24), em convenção realizada em Natal, no Rio Grande do Norte. Na ocasião, ele voltou a defender bandeiras como a revogação das reformas da previdência e trabalhista, e a reestatização de empresas privatizadas recentemente.
Criado em dezembro 2019, o UP se define como um partido de “esquerda revolucionária e popular”. O grupo apoiou a candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) nas eleições presidenciais de 2018. Em 2020, Péricles, que nunca ocupou cargos públicos, concorreu como vice na chapa da deputada federal Áurea Carolina (PSOL) à Prefeitura de Belo Horizonte, mas os dois não foram eleitos.
As eleições de 2022 marcam a primeira vez que o partido, criado em 2019, concorrerá em uma eleição presidencial. Para compor a chapa de Péricles, foi oficializada como vice a dentista mineira Samara Martins.
Péricles mora em uma ocupação urbana e coordena o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). Ao falar nas redes sociais sobre o evento de lançamento da candidatura, o representante do UP disse que sua chapa se apresenta como “antirracista e anticapitalista”.
– A militância da Unidade Popular do país inteiro está reunida para poder discutir nossa chapa nas eleições! Com muita combatividade vamos seguir ocupando esse espaço! Poder pra o povo preto e pobre deste país! – afirmou.
*Com informações AE