O aniversário da independência da Argentina foi marcado por protesto motivados pela tensão econômica no país. Neste sábado (9), grupos de esquerda e de direita saíram às ruas para protestar contra o governo do presidente Alberto Fernández.
Um vídeo compartilhado pela imprensa local, mostra os manifestantes forçando o portão da Casa Rosada (sede do governo da Argentina), em Buenos Aires.
Manifestantes empurram a grade da Casa Rosada (sede do governo da Argentina), em Buenos Aires. No Dia da Independência da Argentina, comemorado neste sábado (9), grupos de esquerda e de direita saíram às ruas para protestar contra o governo do presidente Alberto Fernández. pic.twitter.com/58qxT1oXc4
— Gazeta Brasil (@SigaGazetaBR) July 10, 2022
A manifestação, chamada de Argentinazo e convocada pelas redes sociais, teve como destino final em Buenos Aires o Obelisco, marco da independência argentina.
As manifestações tiveram como foco a crise econômica na Argentina, cuja inflação de 29,3% acumulada de janeiro a maio representou o maior patamar para os cinco primeiros meses do ano desde 1991.