Alexandre de Moraes afasta Roberto Jefferson da presidência do PTB

Alexandre de Moraes afasta Roberto Jefferson da presidência do PTB - Crédito: Divulgação/PTB NacionalCrédito: Divulgação/PTB Nacional

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu afastar por 180 dias, o ex-deputado Roberto Jefferson da presidência do PTB, nesta quarta-feira, 10.

Roberto Jefferson está preso de forma preventiva desde agosto, por determinação de Moraes, que é relator do “inquérito da milícia digital”, uma continuidade do inquérito dos atos antidemocráticos. A procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Jefferson por incitação ao crime, ameaça às instituições e homofobia.

Na ocasião, a PGR listou sete declarações em que o ex-deputado atacou instituições, e afirma que ele praticou condutas que constituem infrações previstas no Código Penal, na Lei de Segurança Nacional e na lei que define os crimes de preconceito de raça e cor.

Em setembro, o ex-deputado foi autorizado a ficar em liberdade para receber tratamento médico, mas usando a tornozeleira eletrônica.