Juiz “desmoraliza” Kalil e libera reabertura do comércio em BH

Magistrado já tomou uma série de decisões contra atos do chefe do Executivo municipal ao longo da pandemia

Atual prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil Foto: Divulgação/Prefeitura de Belo Horizonte

O juiz Wauner Batista Ferreira Machado voltou a determinar, em decisão judicial proferida na segunda-feira (25), que a Prefeitura de Belo Horizonte reabra o comércio não essencial, fechado desde o dia 11 de janeiro sob a justificativa de conter o avanço da pandemia na capital. A reabertura vale a partir de 4 de fevereiro.

É a segunda vez, em um intervalo de uma semana, que o magistrado toma decisão semelhante. No dia 18 de janeiro, o juiz havia determinado a suspensão do decreto da prefeitura que fecha atividades em lojas de rua, shoppings, bares, restaurantes e clubes da cidade. Dois dias depois, porém, a decisão foi derrubada em segunda instância.

A Prefeitura de Belo Horizonte informou que já recorreu desta nova decisão de primeira instância. O processo, que tramita na 3ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública Municipal da Comarca de Belo Horizonte, foi impetrado pelo Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos de Minas Gerais.

Ao longo da pandemia, o magistrado tomou diversas decisões contra determinações do prefeito Alexandre Kalil (PSD-MG). A primeira delas, ainda no dia 16 de abril do ano passado, determinava que a Prefeitura de Belo Horizonte deixasse de proibir a entrada de ônibus vindos de cidades sem isolamento social.

No dia 24 do mesmo mês, o juiz determinou a suspensão do decreto da Prefeitura de Belo Horizonte que restringia o horário de gratuidade de idosos no transporte público. A medida era uma das ações do Executivo da capital para conter a circulação de pessoas.

Já no dia 20 de julho, Wauner determinou a abertura de bares e restaurantes e afirmou que Kalil exercia a “tirania” por meio de decretos. Em 21 de agosto, Wauner Batista voltou a derrubar a suspensão dos alvarás de bares e restaurantes, em Belo Horizonte. Em sua decisão, o juiz Wauner Batista Ferreira Machado citou “abuso de poder” por parte de Kalil.