Réveillon no Grande Recife: confira as restrições

 

Do G1/PE

Com a pandemia da Covid-19, as comemorações de Ano Novo foram modificadas para garantir a segurança sanitária da população. O governo do estado cancelou festas de fim de ano e proibiu shows e similares para evitar aglomerações. Cidades como Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Ipojuca resolveram não fazer queimas de fogos para a virada do ano e impuseram restrições.

Nesses locais, ficaram proibidos também todo tipo de comércio e a instalação de cadeiras, bancos, mesas, toldos, aparelhos de som e caixas térmicas nas faixas de areia e nos calçadões da orla.

No Recife e Olinda a proibição vale a partir das 17h desta quinta-feira (31). Em Jaboatão dos Guararapes e Ipojuca, no Litoral Sul, a norma vigora a partir das 18h do mesmo dia.

Na capital pernambucana, a tradicional queima de fogos na praia de Boa Viagem deu lugar a um show de iluminação com luzes e lasers, que deve ser projetado no céu em oito pontos da cidade. O espetáculo tem início às 23h45 e segue por meia hora, de acordo com a prefeitura.

As pessoas podem ir até a praia após esse horário, mas não podem permanecer na faixa de areia ou no calçadão com cadeiras e mesas. É preciso usar máscara quando fora de casa em todo o estado.

Reuniões de réveillon

De acordo com uma cartilha de orientação publicada pelo governo do estado, as pessoas podem receber amigos e familiares em casa, desde que sejam seguidas as medidas de combate ao novo coronavírus, como o uso de máscaras e o distanciamento mínimo entre as pessoas. A recomendação, no entanto, é que a confraternização fique restrita ao núcleo familiar mais próximo.

“Atenção especial para pessoas assintomáticas [e com Covid-19]. Não precisa ter tosse ou espirro ou diarreia, que são sintomas mais característicos. Mas às vezes uma moleza, uma dor de cabeça pode ser um indicativo de que a pessoa está assintomática”, afirmou o secretário de saúde do Recife, Jaílson Correia.

Um decreto válido desde 8 de dezembro também proibiu a realização de shows e festas durante as comemorações de fim de ano e até depois do carnaval. De acordo com o governo do estado, foram proibidos os eventos do tipo realizados em espaços públicos, condomínios, clubes, hotéis e estabelecimentos afins, com ou sem cobrança de ingresso.

Na quarta-feira (30), o governo afirmou que vai fiscalizar postagens nas redes sociais para autuar os locais que realizarem festas clandestinas, especialmente durante o réveillon.

A autuação pode acontecer durante a noite da virada, com as fiscalizações nos locais, ou posteriormente, através das postagens em redes sociais. De acordo com o secretário de Justiça e Direitos Humanos do estado, Pedro Eurico, as multas vão de R$ 1 mil a R$ 100 mil, independente da responsabilização criminal que vai acontecer através de inquéritos abertos pela Polícia Civil.

Hotéis, por exemplo, podem funcionar e ter os seus restaurantes funcionando, inclusive com som mecânico ou ao vivo, desde que obedeça a todos os protocolos e que seja exclusivamente para atender aos seus hóspedes, que não podem levantar para dançar ou circular pelo local sem máscara.

Fiscalização

“A nossa fiscalização teve início às 9h, ela vai se estender até o dia 1 às 5h. Toda a faixa de areia tem que estar desocupada e os quiosques do calçadão fechados. Então, nenhum tipo de comercialização pode permanecer na praia de Boa Viagem e Pina”, explicou a gerente regional sul da Dircon, Lúcia Amorim.

De acordo com ela, os comerciantes já vêm sendo avisados há cerca de duas semanas. Já as pessoas que quiserem fazer algum tipo de ritual na praia, devem fazê-lo o mais rápido possível. “As pessoas que vem fazer uma oferenda, que venha sozinha, faça e vá embora. Pedimos que não permaneça na faixa de areia. […] É um réveillon para permanecer em casa, pelo bem de uma saúde coletiva”, afirmou.

No Recife, a prefeitura informou que a fiscalização deve ser realizada por 228 funcionários escalados para trabalhar na noite de Ano Novo, das secretarias de Mobilidade e Controle Urbano, Turismo, Esportes e Lazer, além da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Guarda Municipal do Recife e Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon).

“A partir de agora a fiscalização cresce não somente no Recife, mas na orla Sul e na orla Norte do estado, que vai de Goiana a São José da Coroa Grande. Por outro lado, nós vamos fiscalizar também a área de Aldeia [em Camaragibe]. Lá, nós estamos sabemos que estão querendo fazer algumas festas, que alugaram granjas. Esses espaços não vão ser permitidos”, afirmou o secretário Eurico, em entrevista ao Bom Dia Pernambuco de hoje.

Quem flagrar festas ou aglomerações pode fazer denúncias pelos números 190 e 0800.282.1512, ou pelo WhatsApp do Núcleo de Controle da Covid-19, no telefone (81) 3181.7000.