Mais de 245 mil pessoas acompanharam a transmissão ao vivo
Mais de 245 mil pessoas acompanharam a live com Luís Ernesto Lacombe, Alexandre Garcia e Caio Coppolla, que marcou a estreia do ex-apresentador do Aqui na Band no YouTube. Com a proposta de unir três gerações para discutir sobre o futuro do país, os comunicadores falaram sobre o cenário político, inquérito das fake news, STF, a demissão da editora Bari Weiss, do The New York Times, e a expansão do conservadorismo.
O anfitrião iniciou a live dando as boas-vindas aos convidados e destacando seus currículos. Ele fez questão de frisar que o trio “tem uma convergência de ideias, mas somos profissionais que se posicionam, mas não se entregam à militância”.
Mais velho dos três, Alexandre Garcia criticou a extrema imprensa e disse que o jornalismo deve se basear nos pilares da veracidade, clareza, objetividade, simplicidade, isenção e neutralidade. Segundo o ex-repórter da Globo, muitos jornalistas estão em queda da credibilidade. Conhecido por seus embates na CNN Brasil, Coppolla também criticou a doutrinação feita na sociedade.
– Sempre me perguntam porque não existe uma emissora mais conservadora e acho que é uma questão bem básica de recursos humanos. Se antes a luta entre opressores e oprimidos se dava na luta de classes, agora mudou o paradigma. Eles criam grupos para questões raciais, étnicas, de gênero e de idade e sempre vão explorar uma lógica nossa contra a deles. Quando você se opuser, vão falar que você estimula a polarização. Você começa a doutrinar as pessoas para normalizar os comportamentos e aí começa a ter patrulha de ideias.
Garcia ainda acusou alguns representantes de fazer da pandemia um terreno propício para a germinação de ideias totalitárias que já eram latentes em algumas pessoas. Ele ainda frisou que “não dá pra usar o jornalismo de forma que a notícia modifique o fato”.
No espaço em que os três comentaram as últimas ações do STF, Caio Coppola declarou que o Supremo se tornou um ambiente de troca de favores e elencou uma série de crimes cometidos pelos ministros contra diversas áreas da sociedade.
– O STF cometeu crime de responsabilidade e já censurou matérias de imprensa e investigações. O inquérito das fake news é completamente ilegal desde a sua gênese. O STF inventou que não pode haver julgamento após prisão em segunda instância. Nenhum preso da lava jato é solto porque é inocente, mas por uma nota processual. Estão colocando a injustiça a serviço do processo.
Ao final, Lacombe, que pretende repetir a dobradinha com os dois profissionais em outras vezes, avisou que “há um projeto em curso, mas a gente está no caminho certo. Vamos trabalhar!”.