Aparelhos avançaram em uma hora mesmo sem horário de verão
Usuários têm relatado neste domingo (3) que os relógios de seus celulares adiantaram uma hora automaticamente, mesmo que o horário de verão tenha sido extinto por meio de decreto do presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Essa mudança automática nos relógios tem sido alertada pelo Google desde outubro e acontece neste domingo porque o horário de verão em 2018 foi no dia 3 de novembro.
Em anos anteriores, o horário de verão aconteceu em outubro, o que fez com que alguns usuários se queixassem da mudança no relógio no dia 20 do mês passado.
– Todas essas modificações [no horário de verão] impactam diretamente no Banco de Dados Global da IANA (em português, Autoridade para Atribuição de Números de Internet), que é utilizado por smartphones e dispositivos eletrônicos para garantir que você esteja sempre na hora certa, onde quer que esteja – afirma o Google em texto publicado em seu site.
Caso o telefone não tenha sofrido nenhuma alteração de horário, diz o Google, isso significa que o aparelho já foi atualizado pelos fabricantes ou está seguindo as regras de rede da operadora (que usam as antenas para enviar informações como a hora certa, por exemplo).
Para quem percebeu a mudança de horário no relógio, é sugerido que faça a configuração manual do aparelho com sistema Android, seguindo os passos: Entre no menu Configurações e procure o item chamado Sistema, depois, escolha Data e Hora ou algo similar (em alguns aparelhos talvez não seja necessário passar pelo menu Sistema). Desative as opções Data e hora automáticas e Fuso horário automático.
Nos iPhones, o passo-a-passo é diferente: Na tela inicial, clique na opção “Ajustes” e procure o item “Geral”. Depois, escolha “Data e Hora”. Desative a opção de configuração automática do relógio e faça o ajuste manual do horário.
Nesse caso, recomenda-se manter a configuração manual até 16 de fevereiro de 2020, que seria a data de fim do horário de verão, se ainda estivesse em vigor.