Evento ocorreu no Salão de Leitura da Biblioteca da Câmara dos Deputados
Na última segunda-feira (21/10/2019), o acadêmico Antonio Carlos Secchin lançou o livro Antologia – A Voz da Esperança, com poemas de Castro Alves, escritor que marcou a terceira geração do romantismo no Brasil. O evento movimentou o Salão de Leitura da Biblioteca da Câmara dos Deputados.
Secchin é poeta, contista, ensaísta, professor e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). Seu contato com os textos poéticos do autor baiano existe há mais de 20 anos. Ele já organizou uma antologia para a Funarte e para a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Desta vez, produziu uma obra para compor a Série Prazer de Ler, junto à editora Edições Câmara.
Castro Alves é conhecido como o Poeta dos Escravos devido aos textos que demonstravam sua indignação diante dos problemas sociais da época. Sua biografia é apresentada no livro pelas palavras de Secchin, que fala como se fosse o célebre autor.
“O intuito do livro é aproximar o leitor da obra de Castro Alves”, disse Secchin à coluna.
Após contar a “própria história”, o livro prossegue com poemas divididos em seis temas (amor, liberdade, morte, natureza, saudade e a própria poesia) e um estudo do famoso texto O Adeus de Teresa. Eles mostram ao leitor uma possibilidade de interpretação da obra.
Colegas, servidores públicos e estudantes compareceram ao lançamento e participaram de um bate-papo com o autor sobre a obra e carreira. Mais tarde, uma fila foi formada, e todos puderam ganhar autógrafos.
Veja como foi:
HUGO BARRETO/METRÓPOLES