Em 3 de junho de 1883, morre um dos maiores escritores de ficção alemã do século passado
Nascido na República Tcheca em 3 de julho de 1883, ele se formou em Direito em 1906, usando assuntos jurídicos em boa parte de sua escrita. Em 1917 foi obrigado a afastar-se do trabalho devido à tuberculose.
Trabalhos como “A Metamorfose” (1915), “O Processo” (1925) e “O Castelo” (1926) retratam indivíduos preocupados com a burocracia e a impessoalidade do mundo. Além do realismo, seu estilo é marcado pelo detalhamento com que descreve situações incomuns. O confronto entre os personagens e o poder das instituições também faz parte de alguns trabalhos do escritor.
O talento para a escrita fez com que fosse respeitado pela sociedade literária da época. Apesar do reconhecimento de muitos, Franz Kafka nunca conseguiu obter muito dinheiro com a literatura. A vida particular também foi marcada por desilusões. Entre 1914 e 1924, o artista desistiu de se casar três vezes.
Franz Kafka morreu em 1924, no sanatório Kierling, na Áustria. Apesar de o escritor enfrentar a tuberculose desde 1917, a causa oficial da morte foi insuficiência cardíaca. Além de exercer grande influência na literatura mundial, as obras de Kafka tornaram-se referência na literatura moderna.
Fonte:
Pensador-Franz Kafka
LPM-Franz Kafka
Almanaque-FRANZ KAFKA