O Pré-candidato Antônio Campos Reage à Pesquisa da Simplex que Viola Princípios de Igualdade Eleitoral

   Em meio ao acirrado cenário político de Olinda, o pré-candidato a prefeito Antônio Campos vem a público para destacar irregularidades na recente pesquisa eleitoral realizada pela Simplex.

Em nota encaminhada à este Blog, Campos aponta que a pesquisa fere uma regra fundamental da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABRAPEL) e de outras entidades internacionais de pesquisa, comprometendo o princípio da igualdade entre os candidatos. Essa denúncia traz à tona preocupações sobre a imparcialidade e a transparência no processo eleitoral, elementos essenciais para a democracia. A seguir, apresentamos a íntegra da nota de Antônio Campos.

Nota.

*Pesquisa da Simplex fere regra fundamental da Abrapel e entidades internacionais de pesquisa ferindo o princípio de igualdade de candidatos*

O instituto Simplex publica pesquisa eleitoral, em Olinda, nessa quarta feira. Seriam 400 questionários, entre os dias 23 e 25 de julho. O curioso é que , embora exista a possibilidade de valorar os apoios em pesquisas, aquele criou um disco em que o entrevistado praticamente vota no pré candidato e no eventual apoio, colocando apoios só em uns e não em mim , por exemplo.

A inserção desses apoios no disco acaba criando uma eleição artificial, pois o eleitor, em um primeiro momento, pode até se sentir induzido a escolher os candidatos apoiados por lideranças com popularidade, contudo, no frigir dos ovos, o que pesa numa eleição municipal é a realidade da cidade, com seus problemas e questões a serem resolvidas. Além disso, as técnicas de pesquisas eleitorais mais modernas, bem como as regras da Abrapel e das entidades internacionais de pesquisa vão de encontro ao que foi feito, pois prejudica o princípio da igualdade de candidatos e da paridade de armas.

Fiz um questionamento técnico prévio ao instituto dessa pesquisa, mas não quis judicializar o assunto. É importante ressaltar também que tal instituto está fazendo as pesquisas internas de uma pré-candidatura, em Olinda. Importante ler essa pesquisa com cautela, que vai explorar em sua análise e publicação no Blog do Elielson mais os apoios do que a pergunta só com os candidatos. O olindense vai votar de forma livre. Fica o alerta.

Olinda, 30 de julho de 2024.

Antônio Campos