Natal de solidariedade da Fundaj vai arrecadar presentes com a campanha “Abrace uma Criança”

Estampados com obras de arte, cartões com nomes e idades das crianças decoram a árvore de Natal da Fundaj, que foi acesa nesta sexta-feira (25)

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) deu início à sua programação de Natal com uma campanha que estimula a solidariedade. Intitulado “Natal de Modernidade e Solidariedade”, o período natalino na Fundação vai arrecadar presentes para crianças de até 12 anos ao mesmo tempo em que homenageia artistas nordestinos que participaram da Semana de Arte Moderna, que completa 100 anos em 2022.

A cerimônia de abertura do Natal foi realizada no Museu do Homem do Nordeste (Muhne), em Casa Forte. Na ocasião, foi acesa a árvore natalina da Casa, decorada com cartões que estampam obras de Manuel Bandeira (poeta), Manoel Bandeira (pintor), Ascenso Ferreira (poeta), Cícero Dias (pintor), João Cabral de Melo Neto (poeta), Solano Trindade (poeta) e Vicente do Rego Monteiro (pintor).

Ao todo, 123 belíssimos cartões destinados ao público trazem em seu verso a campanha “Abrace uma Criança”, que arrecadará presentes destinados aos filhos dos terceirizados da Fundação, que tenham até 12 anos de idade. O material arrecadado deve ser entregue até 14 de dezembro, na Coordenação de Recursos Humanos da Fundaj, no campus Gilberto Freyre, Casa Forte, entre 8h e 17h.

     

“A Fundação Joaquim Nabuco está, como já é tradição, acendendo sua árvore de Natal, um símbolo de esperança. E a campanha de doação para as crianças, um gesto de solidariedade, que ao lado do diálogo e da tolerância são as grandes chaves do mundo contemporâneo”, afirmou o presidente da Fundaj, Antônio Campos.

A secretária-executiva Edneide Maria Franco esteve presente na Fundação, escolheu um dos cartões e exaltou a possibilidade de fazer feliz o Natal de uma criança. “É muito interessante essa árvore com cartões. Como é bom presentear uma criança nesse período. Eu dei nota dez, nota de excelência pela boa iniciativa. E que isso sempre se repita, independentemente do período, pois a solidariedade é importante em todos os tempos”, disse.

     

Coral da Fundaj

Para a abertura do Natal não podia faltar a apresentação do tradicional Coral da Fundaj, que movimentou o público presente com um repertório marcado por canções tradicionais do período natalino e outras populares com mensagens de paz e esperança.

“Lembramos que o Natal está chegando, o período do nascimento de Cristo, de reflexão. Apresentamos Paz (Heal the World), de Michael Jackson, com uma mensagem muito importante neste momento que vivemos, além de Hallelujah, de Leonard Cohen, com um refrão emocionante. E, para finalizar, o Jingle Bells, que é alegria. Espero que possamos conseguir superar as dificuldades do pós-pandemia celebrando o Natal, pensando no amor de Cristo”, ressaltou o maestro Jadson Oliveira.

Serviço – Campanha “Abrace uma Criança”
Data: até 14 de dezembro
Onde: Presentes devem ser entregues na Coordenação de Recursos Humanos da Fundaj, no campus Gilberto Freyre, Casa Forte
Horário: Entre 8h e 17h

fotos: Murilo Dayo/Muhne