Em breve, os céus do Brasil devem receber uma nova aeronave de ponta, importada por um conhecido empresário do Nordeste que figura na lista dos bilionários mais ricos do país.
A máquina é um Gulfstream GVI (G600) de matrícula PP-ARA, registrada em nome da Immobiliare Administradora de Imóveis Próprios, que pertence ao cearense Mário Araújo Alencar Araripe. Este será o primeiro G600 do Brasil, e era uma aeronave de demonstração da fabricante americana. As informações são do portal Aeroin.
Empresário em série e engenheiro formato pelo ITA, Araripe ficou conhecido nacionalmente no final da década de 1990 quando comprou a indústria de veículos Troller e a transformou numa referência em jipes versáteis para qualquer tipo de terreno. Ele multiplicou o valor da empresa e, em 2007, a vendeu para a montadora americana Ford.
No mesmo ano, passou a investir em energias renováveis e fundou a Casa dos Ventos, uma desenvolvedora de projetos de geração de energia eólica e, nos 15 anos de trajetória da companhia, tornou-a referência no setores, mais recentemente também nas frentes de geração e comercialização. Com isso, ele ficou conhecido por ganhar dinheiro como “vendedor de vento”, numa analogia à sua atuação no setor citado. Além disso, Araripe também tem atuação nos setores têxtil e imobiliário.
Sobre sua nova aeronave, ainda não há detalhes, mas o registro atual indica tratar-se da aeronave de número de série 6.000, produzida em 2018 e, portanto, com quatro anos de produção. O valor de mercado de um modelo desse pode chegar a US$ 65 milhões, o equivalente a cerca de R$ 340 milhões na cotação atual da moeda.