No mês de novembro a Brigada de Incêndio da Fundação Joaquim Nabuco, fará no próximo dia 06/11, das 09h00 às 15h00, no Campus Casa Forte, com o treinamento e exercício simulado da brigada de incêndio. O simulado tem como objetivo preparar os bombeiros civis e brigadistas para salvamento, resgate, evacuação de área, combate a incêndios e primeiros socorros em caso de emergência. O simulado terá como instrutores o professor Valdemir Lopes e o BC Aminadabe Cavalcanti.
Definido nesta sexta-feira (04/11), em reunião com o presidente da instituição, Antônio Campos. A reunião foi promovida na Sala Calouste Gulbenkian, no Complexo Cultural Gilberto Freyre da Fundaj, em Casa Forte. Estiveram presentes, também, na ocasião, o diretor de Planejamento e Administração (Diplad) da Fundaj, Allan Jones, e o coordenador de Serviços Gerais (Serge), João Evangelista.
Além do planejamento, que inclui simulado exercício de combate e prática de primeiros socorros, servirá para uma mais ampla e competente capacitação de brigadista e bombeiros, que prestam serviço à Fundaj. A prática desse treinamento busca como objetivo precípuo garantir ainda mais segurança nos campi da instituição.
A Brigada de Incêndio da Fundaj foi implementada no dia 4 de fevereiro,do corrente ano, com o objetivo de combater incêndios, proteger o patrimônio e realizar o atendimento de primeiros socorros nas dependências da instituição. Com presença nos três campi, os profissionais asseguram a segurança de visitantes e colaboradores, além de preservar o acervo histórico e cultural da Casa.
O serviço é executado bombeiros civis, treinados e capacitados para resguardar vidas e o patrimônio. A Brigada de Incêndio é uma ação prevista pelas Normas Brasileiras de Regulamentação (NBR) e que vem acompanhada da elaboração de um Plano de Emergência contra Incêndios.