O ex-presidente Lula, candidato do PT à Presidência da República, afirmou, hoje, que, se eleito, adotará medidas para garantir que as mulheres recebam os mesmos salários dos homens.
Lula deu a declaração ao conceder entrevista à rádio Nova Brasil FM. Levantamento da consultoria IDados, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE, mostrou que as mulheres brasileiras ganham em média 20,5% menos que os homens quando se compara trabalhadores com mesma escolaridade, mesma idade e que tenham a mesma ocupação.
“A nossa Constituição tem como princípio que o homem e a mulher devem ganhar salário igual se tiverem a mesma função. E vamos regulamentar esta lei. Vamos garantir que a mulher e o homem possam ganhar salário igual. Não é justo a mulher ser tratada como cidadã de segunda classe. Se ela faz igual ao homem, tem que ganhar igual ao homem”, declarou Lula.
O Artigo 5º da Constituição diz que “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações”. E o Artigo 461 da Lei 1.723/1952 define: “Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade”.
O segundo turno está marcado para o próximo domingo (30), e as pesquisas eleitorais têm mostrado o petista à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.
Levantamento do instituto Ipec divulgado ontem, por exemplo, mostrou Lula com 50% das intenções de voto, e Bolsonaro, com 43% das intenções de voto.