BTG suspende parceria com instituto Idea no segundo turno

Divulgação era feita pela revista Exame, que irá publicar outras pesquisas

Urna eletrônica Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

O banco BTG suspendeu a parceria com o instituto Ideia para realização de pesquisas eleitorais. A divulgação era realizada pela revista Exame, que faz parte do grupo financeiro.

Nesta sexta-feira (14), o Ideia já tratou de registrar uma nova pesquisa de intenção de voto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desta vez com recursos próprios. O levantamento, previsto para ser publicado no próximo dia 20, está orçado em R$ 33.800 e terá 1.500 entrevistados.

Da parceria Exame Ideia, já haviam saído 17 pesquisas – para presidente e governos estaduais – desde janeiro deste ano. A última foi antes do primeiro turno.

À coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, Renato Mímica, CEO da Exame e sócio do BTG, disse que a suspensão da parceria é parte de uma mudança de estratégia no segundo turno, e que a Exame divulgará todas as pesquisas que forem feitas por diversos institutos, incluindo a da Ideia.

A revista Exame divulgou nota oficial. Leia a íntegra:

A EXAME informa que, por uma decisão editorial, decidiu passar a reportar todas as pesquisas de intenção de voto para presidência registradas no TSE neste segundo turno.

Por este motivo, optou por descontinuar as pesquisas eleitorais que vinha fazendo com o Instituto Ideia, mas a parceria com a instituição se mantém para outros levantamentos.

A EXAME esclarece também que o financiamento das pesquisas era feito com recursos da empresa, e não do banco BTG Pactual.