A data foi instituída pelo WEEE Forum, instituição europeia especialista no tema, e propõe a conscientização do descarte correto de todos os eletrônicos. Isso porque se esse material for descartado incorretamente, seus componentes químicos podem prejudicar o meio ambiente e a saúde humana.
De acordo com um relatório desenvolvido pela Universidade das Nações Unidas, a coleta consciente ainda possui uma baixíssima adesão. Em termos de porcentagem, a reciclagem não atinge nem 10%.
Dessa forma, em constante campanha de conscientização ambiental em prol do descarte adequado desse tipo de resíduo, a Fundação Joaquim Nabuco renovou, no último dia 30 de agosto, o segundo ano consecutivo de ação junto a REEECicle e o Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife.
A iniciativa consiste na coleta de aparelhos em desuso para reciclagem pelo pessoal do CRC e em ações educativas junto à população. Para isso, a Fundaj disponibiliza lixeiras de eletrônicos em dois de seus campi. Além de recicladas, as peças coletadas poderão servir para um curso de qualificação voltado para jovens moradores de comunidades localizadas no Grande Recife.
E olha que massa: você pode trazer seu lixo eletrônico em qualquer dia ou horário! Anota aí os endereços:
? Avenida Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte, Recife-PE
? Rua Henrique Dias, 609, Derby, Recife-PE