Exibida no Cinema da Fundação/Museu, em Casa Forte, de 21 a 25 deste mês, seleção de filmes integra a programação do seminário internacional “Francisco Brennand: a Oficina como território”
O Cinema da Fundação promove a Mostra Francisco Brennand, com a exibição de filmes que influenciaram a arte e história pessoal do escultor, pintor e pensador pernambucano – falecido em 2019. A mostra integra a programação do seminário internacional “Francisco Brennand: a Oficina como território”, união institucional entre a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e a Oficina Francisco Brennand, de 21 a 25 de setembro, no Cinema da Fundação/ Museu, em Casa Forte. A entrada para os filmes é gratuita e a bilheteria abre uma hora antes da sessão.
O evento dividirá com o público uma seleção composta por cineastas e longa-metragens que moldaram o pensamento crítico de Brennand. Para além dos nove filmes selecionados, a mostra exibirá, em seu primeiro dia, como sessão de abertura, às 20h, o documentário “Francisco Brennand” (2012), dirigido por Marianna Brennand, sobrinha-neta do artista e Presidente da Oficina Francisco Brennand.
Seguindo a programação dos dias seguintes da mostra, foram escolhidos os filmes “Maluco Genial” (de Ronald Neame); “Henrique V” (Laurence Olivier); “O Anjo Azul” (Josef von Sternberg); “Barton Fink” e “Fargo” (Irmãos Cohen); “Veludo Azul” (David Lynch) e a trilogia “As Mil e Uma Noites” (Miguel Gomes), para compor a grade de exibição na sala de cinema do Museu.
O coordenador do Cinema da Fundação e da Cinemateca Pernambucana, Ernesto Barros, destaca que a seleção de filmes teve como norte os comentários nos diários, citações lançadas em conversas e entrevistas esparsas de Francisco Brennand. “A julgar pela conversa e pela leitura dos seus diários, Brennand assistiu a muitos filmes – era um consumidor voraz, onívoro até, mas que sabia dar a cada obra cinematográfica o valor que a sua vasta cultura permitia”, relata. Ele destaca que Francisco Brennand tinha amor pelos clássicos, dado o fato de haver frequentado a Cinemateca Francesa na juventude. Mas o prazer em acompanhar o cinema contemporâneo lhe contagiava ainda mais. “Especialmente os filmes de David Lynch e dos irmãos Joel e Ethan Coen, os quais integram também essa mostra especial”, completa Ernesto Barros.
Seminário
Essa é a primeira vez em que a Oficina Francisco Brennand e a Fundação Joaquim Nabuco se unem institucionalmente para celebrar a obra e história de um dos mais prestigiados artistas do país. O seminário internacional “Francisco Brennand: a oficina como território” conta com uma programação de palestras que, assim como a mostra de cinema, visa a fomentar e difundir a arte, a memória e a história social do escultor, pintor e pensador pernambucano. Entre os palestrantes, estão curadores e pesquisadores como Paola Santoscoy (México), Tício Escobar (Paraguai), Clarissa Diniz, Júlia Rebouças, Rose Lima e Jacob Klintowitz.
Veja a programação completa nos sites www.oficinafranciscobrennand.org.br e www.gov.br/fundaj. A participação é gratuita.
A participação é gratuita. Inscrições disponíveis em https://forms.gle/
PROGRAMAÇÃO
QUARTA-FEIRA (21/09)
20h – Mostra Francisco Brennand – Sessão de abertura
Filme: “Francisco Brennand” – Dir. Marianna Brennand, Brasil, 2012
Duração: 1h15min
Sinopse: Os diários de Francisco Brennand serviram de base para o documentário dirigido pela cineasta, Marianna Brennand. Com escritos registrados desde os 22 anos de idade, o artista relata sua paixão pela pintura e pela literatura, além de revelar as várias facetas do artista pernambucano.
QUINTA-FEIRA (22/09)
18h – Mostra Francisco Brennand – 1ª Sessão
Filme: “Maluco Genial” (The Horse’s Mouth) – Dir. Ronald Neame, Reino Unido, 1958 Duração: 1h35min
Sinopse: A comédia britânica narra a história de Gulley Jimson, um excêntrico pintor recém libertado da prisão, que não mede esforços na busca de imagens fantásticas, para a realização da sua tela perfeita.
20h – Mostra de Cinema – 2ª Sessão
Filme: “Veludo Azul” (Blue Velvet) – Dir. David Lynch, EUA, 1986
Duração: 2h
Sinopse: Jeffrey Beaumont descobre em um campo uma orelha humana decepada. Insatisfeito com a inspeção policial, ele e a filha do detetive responsável pelo caso começam a averiguar por conta própria, levando-os a uma investigação estranha e misteriosa.
SEXTA-FEIRA (23/09)
18h – Mostra de Cinema – 1ª Sessão
Filme: “Fargo” – Dir. Irmãos Coen, EUA, 1996
Duração: 1h38min
Sinopse: Jerry é um vendedor de carros de uma pequena cidade de Minnesota que está cheio de dívidas. Em meio a um plano mirabolante, ele decide contratar dois bandidos para sequestrar sua esposa em um esquema para cobrar um resgate de seu sogro rico. O plano toma consequências desastrosas e entra em cena a chefe de polícia Marge, uma investigadora que não vai parar por nada até achar os responsáveis pelo crime.
20h – Mostra de Cinema – 2ª Sessão
Filme: “O Anjo Azul” (Der Blaue Engel) – Dir. Josef von Sternberg, Alemanha, 1930. Duração: 1h44min
Sinopse: Estrelando Marlene Dietrich e Emil Jannings, o filme conta a história de Immanuel, um professor universitário solteirão que descobre um bar clandestino frequentado por seus alunos. Chegando ao local para confrontá-los, Immanuel acaba conhecendo Lola, a cantora do local, e isso o faz voltar no dia seguinte.
SÁBADO (24/09)
15h – Mostra de Cinema – 1ª Sessão
Filme: “Henrique V” (Henry 5), Dir. Laurence Olivier, 1944
Duração: 2h17min
Sinopse:Henrique V foi o rei da Inglaterra de 1413 até 1422, e se envolveu em um episódio heróico e patriótico. Ele partiu em uma pequena expedição até a França para reivindicar a coroa daquela nação. Só que quando ele chegou a Agingcourt, foi recebido pelo vasto exército francês, não estava nem um pouco disposto a deixá-lo passar
17h40 – Mostra de Cinema – 2ª Sessão
Filme: “Barton Fink – Delírios de Hollywood” – Dir. Irmãos Coen, EUA, 1991
Duração: 1h56min
Sinopse: Barton Fink, um renomado dramaturgo de Nova York, é atraído para a Califórnia para escrever roteiros para o cinema, mas acaba descobrindo a verdade massacrante de Hollywood.
20h – Mostra de Cinema – 3ª Sessão
Filme: “A Trilogia As Mil e Uma Noites – Volume 1: O Inquieto” – Dir. Miguel Gomes, Portugal, França, Alemanha e Suíça, 2015
Duração: 2h05min
Sinopse: Com roteiro baseado na clássica coleção de histórias homônima, “A Trilogia As Mil e Uma Noites – Volume 1: O Inquieto” relata a história de um cineasta que, ao fugir durante o processo de realização de seu novo filme e ser “capturado”, precisa repetir o que fez Xerazade em “As Mil e Uma Noites”, onde precisava contar uma história diferente visando enganar os demais integrantes da sua equipe de filmagens. Os contos deste volume são “O Homem de Pau Feito”, “A História do Galo e do Fogo” e “O Banho dos Magníficos”.
DOMINGO (25/09)
14h – Mostra de Cinema – 1ª Sessão
Filme: “A Trilogia As Mil e Uma Noites – Volume 2: O Desolado” – Dir. Miguel Gomes, Portugal, França, Alemanha e Suíça, 2015
Duração: 2h11min
Sinopse: Dando continuidade a trilogia, o segundo filme aborda histórias fantasiosas e pitorescas inspiradas na crise econômica vivida por Portugal entre os anos de 2013 e 2014, assim como fez Xerazade no livro “As Mil e Uma Noites”. O diretor Miguel Gomes narra neste volume os contos “Crônica de Fuga de Simão ‘Sem Tripas'”, “As Lágrimas da Juíza” e “Os Donos de Dixie”.
16h30 – Mostra de Cinema – 2ª Sessão
Filme: “A Trilogia As Mil e Uma Noites – Volume 3: O Encantado” – Dir. Miguel Gomes, Portugal, França, Alemanha e Suíça, 2015
Duração: 2h15min
Sinopse: Se propondo a comentar criticamente a situação sociopolítica de Portugal, o diretor Miguel Gomes chega neste volume, ao fim de sua trilogia. Após tantos contos, Xerazade sente que não conseguirá encantar o Rei por mais outras noites, deixando assim o palácio disposta a conhecer o mundo lá fora. Ao retornar, conta a história de uma comunidade de homens em Lisboa que ensinavam os pássaros a cantar.
Serviço:
Mostra Francisco Brennand
Cinema da Fundação/ Museu
Endereço: Av. Dezessete de Agosto, 2187 – Casa Forte, Recife
Entrada gratuita