O ex-juiz e candidato ao Senado pelo Paraná, Sergio Moro (União Brasil) disse que o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “nunca foi e nunca será” inocente nos processos em que foi réu na Operação Lava-Jato.
“Lula e PT são meus adversários. Na época da Lava-Jato, eu era juiz e estava cumprindo o meu papel, mas agora que estou entrando na política, tenho que refutar e combater essas tentativas de perseguição. Agora vem o ex-presidente mentir em rede nacional falar que foi inocentado, ele não foi e nunca será”, disse à CNN na última quarta-feira.
Moro, que foi Ministro da Justiça durante o governo Bolsonaro, também avaliou como um “grande erro judiciário” as anulações dos processos do presidenciável, o que lhe tornou elegível.
“Não fui eu só, foram vários juízes que o condenaram [Lula]. Houve a anulação em um julgamento no STF que eu reputo como um grande erro judiciário deles, mas ainda assim, o Supremo jamais disse que o presidente era inocente”, afirmou.
Ao ser perguntado sobre a posição na corrida presidencial, Sergio Moro, que é do mesmo partido de Soraya Thronicke, disse que “Lula é o seu adversário”.
“Eu tenho um ponto muito sério que é: eu e o presidente Bolsonaro nós temos um adversário em comum, que é o Lula, que quer destruir a Lava-Jato, todo o legado da Lava-Jato”, disse.
Juiz rebate declaração de Lula
Lula, em sua entrevista com Willian Waack, na última segunda-feira (12), chamou o ex-juiz de “pilantra”.
“Ora, o que eu posso te dizer é o seguinte. O processo de investigação poderia ter sido mais sério se o juiz não fosse o pilantra que foi, se não transformasse a Lava Jato numa questão política”, disse Lula.
Lula responde
Mais tarde, o candidato Lula, através de nota, se manifestou sobre a entrevista de Sergio Moro desta quarta-feira (14).
“Os processos a que Moro se refere foram anulados, justamente pela parcialidade do juiz. O sistema judiciário é hierárquico então as referidas condenações não existem mais. Moro foi considerado parcial também pelo comitê das Nações Unidas, em caso julgado por 18 especialistas de diferentes países do mundo. Lula venceu todos os demais casos na justiça, nas mais diversas instâncias”, disse.