Com a morte da rainha Elizabeth II , seu filho Charles torna-se rei e sua esposa Camilla torna-se rainha consorte.
O título de rainha consorte para Camilla é um pedido que a rainha fez em fevereiro, às vésperas de seu Jubileu de Platina, marcando 70 anos no trono.
“E quando, na plenitude do tempo, meu filho Charles se tornar rei, eu sei que você dará a ele e sua esposa Camilla o mesmo apoio que você me deu, e é meu desejo sincero que, quando chegar a hora, Camilla ser conhecida como Rainha Consorte, pois continua seu próprio serviço leal”, disse a rainha.
A declaração marcou a primeira vez que a rainha abordou publicamente o papel de sua nora na futura monarquia.
Quando Charles e Camilla se casaram em 2005, houve algum debate sobre qual título Camilla, uma divorciada, teria quando Charles se tornasse rei.
Na época do casamento, um porta-voz do casal sugeriu que ela levasse o título de princesa consorte.
Rainha Consorte é o título dado à esposa de um rei e, sob a lei do Reino Unido, quem é casado com um rei imediatamente se tornaria isso e seria conhecido como rainha. Havia alguma preocupação de que o público pudesse se ressentir de Camilla ser conhecida como Rainha Camilla, e é por isso que esse título de Princesa Consorte foi sugerido.
Com a bênção da rainha, Camilla agora será conhecida como Rainha Camilla, pois seu marido agora é o rei Carlos III.
Na época em que o pedido da rainha foi tornado público, Camilla, 75, chamou de “grande honra” receber o título de rainha consorte.