Informação consta em levantamento de pesquisadores da PUC-RJ, da UFF e da UFPR
No último dia 11, Anitta declarou seu voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno das eleições presidenciais em outubro deste ano. A cantora já deixou bem claro que não votaria pela reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). No entanto, um levantamento apontou que o atual chefe do Executivo faturou mais que Lula com a declaração de apoio da cantora ao petista. As informações são da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.
O levantamento inédito foi feito por pesquisadores da PUC-RJ, da UFF e da UFPR. Eles se basearam em conteúdos publicados no TikTok, YouTube e Facebook, na última semana.
– A pesquisa comparou vídeos protagonizados pelos presidenciáveis nas três plataformas e turbinados em audiência por seus admiradores – reportou a coluna.
Por meio das redes sociais, Bolsonaro reagiu ao apoio de Anitta a Lula. Ele teve 7,2 milhões de visualizações no TikTok, em sua própria conta, contra 292,4 mil do petista. O atual presidente da República também teve mais curtidas, compartilhamentos e comentários.
A pesquisa foi assinada por Marcelo Alves (professor do Departamento de Comunicação da PUC-RJ); Luiza Mello (doutoranda em Comunicação pela UFF) e Djiovanni Marioto (doutorando em Ciência Política pela UFPR), que fazem parte do coletivo Democracia em Xeque.