Sergei Andreev fazia uma visita ao cemitério de soldados soviéticos em Varsóvia durante o chamado Dia da Vitória
O embaixador da Rússia na Polônia, Sergei Andreev, foi manchado de tinta vermelha nesta segunda-feira (9) quando realizava uma visita ao cemitério de soldados soviéticos em Varsóvia, capital da Polônia. O ato fazia parte da celebração pelo chamado Dia da Vitória, data em que a Rússia derrotou tropas da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram manifestantes entoando gritos de “fascistas” antes que a tinta vermelha fosse lançada na direção do embaixador. Aos repórteres, o embaixador afirmou que ele e sua equipe não ficaram gravemente feridos no ocorrido.
Russian ambassador in Warsaw covered in red paint, crowd shouting "fascists, fascists!" pic.twitter.com/aZcBbjSnA5
— Exen ???????? (@Exen) May 9, 2022
À porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou, por meio do Telegram, que “os fãs do neonazismo mais uma vez mostraram seu rosto – e é sangrento”.
– A demolição de monumentos aos heróis da Segunda Guerra Mundial, a profanação de sepulturas e agora a interrupção da cerimônia de colocação de flores em um dia santo, celebrada por toda pessoa decente, prova o óbvio – o Ocidente estabeleceu um curso para a reencarnação do fascismo – afirmou.
De acordo com a emissora privada TVN24, as palavras “Mate Putin” foram encontradas escritas em azul e amarelo, as cores da bandeira ucraniana, em um monumento no cemitério visitado por Andreev. Posteriormente, no entanto, a pichação foi removida.