Manifestante antiguerra invade estúdio na Rússia e interrompe transmissão de notícias ao vivo

Uma manifestante antiguerra interrompeu o principal programa de notícias da TV estatal russa Channel One nesta segunda-feira, 14, segurando uma placa atrás da apresentadora do estúdio com slogans denunciando a guerra na Ucrânia. A placa, em inglês e russo, dizia: “SEM GUERRA. Pare a guerra. Não acredite na propaganda. Eles estão mentindo para você aqui”.

O protesto extraordinário ocorreu no 19º dia da guerra que começou quando a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro no que chama de operação militar especial. O Channel One disse que estava realizando uma revisão interna do incidente, informou a agência de notícias Tass. “Pare a guerra. Não à guerra”, a manifestante podia ser ouvida gritando, enquanto a âncora continuava a ler em seu teleprompter.

Tweet

Conversation

???? ?????
@Kira_Yarmysh
 ????????????? ?????????? ?? ??????
?? ????? ??????? ????? ???????? ???????? ?? «?????? ??????» ? ???? ????? ??????? ? ???????? «?????????? ?????». ?? ??? — ????? ???????????. ????? ???? ??? ??…
5:11 PM · Mar 14, 2022Twitter Web App
1,533
Retweets 12 Quote Tweets
1,389 Likes

Segundo o jornal britânico The Guardian, o pai de Ovsyannikova é ucraniano. Ela também pediu aos russos que participem de protestos contra a guerra no país para exigir o fim da guerra, apesar da repressão aos manifestantes. “Só nós temos o poder de parar toda essa loucura… Eles não podem nos colocar todos na prisão”, disse ela.

O noticiário invadido, Vremya, está entre os principais veículos de propaganda do Kremlin, assistido por milhões de russos todas as noites. A intervenção fora do roteiro ressaltou como a dissidência está se infiltrando na consciência pública na Rússia, mesmo depois que o presidente Vladimir Putin sufocou a oposição à guerra e promulgou uma lei para punir qualquer pessoa que divulgue o que o governo considera “falsas notícias” sobre a invasão da Ucrânia com até a 15 anos de prisão.

“Uau, essa garota é legal”, escreveu Kira Yarmysh, porta-voz do líder da oposição preso Alexei Navalni, no Twitter. Ela postou um vídeo do incidente, que rapidamente acumulou quase 180 mil visualizações. A TV estatal é a principal fonte de notícias para muitos milhões de russos e segue de perto a linha do Kremlin./COM REUTERS e NYT