Luiza Trajano, da Magalu, diz ser “socialista desde os 10 anos”

Em entrevista ao portal Uol, empresária explicou que se considera “a favor da igualdade social”

Luiza Trajano, empresária da Magazine Luiza Foto: EFE/Sebastião Moreira

A empresária Luiza Helena Trajano, dona da rede de lojas Magazine Luiza, concedeu uma entrevista ao portal Uol onde revelou ser “feminista” e “socialista desde os 10 anos de idade”. Na conversa, que foi publicada pelo site no começo do mês, Luiza Trajano explicou, no entanto, que é preciso tomar cuidado com as palavras e que ela considera como socialista “quem é a favor da igualdade social”.

– Se ser feminista é ser a favor da igualdade entre homens e mulheres, sou sim. Mas temos que tomar cuidado com as palavras. Por exemplo, o termo socialismo. Um dia desses me definiram como uma “empresária socialista”. Olha, se socialista é quem é a favor da igualdade social, sou socialista desde os 10 anos – apontou.

E empresária então deu mais explicações sobre seu posicionamento.

– Nesse sentido, sou completamente a favor das cotas, por exemplo, como um processo transitório para acertar desigualdades, tanto em relação aos negros, quanto às pessoas com deficiências, às mulheres. Essa é uma posição transitória. Se houve uma escravidão de quase 400 anos, com uma abolição que não existiu e que deixou marcas terríveis na nossa sociedade, é preciso oferecer oportunidades. Senão, não tem jeito. E muitos dos processos históricos do nosso país tornaram-se crenças limitantes, das quais temos que nos libertar – disse.