Um grupo de sindicatos está se articulando para apresentar chapa de oposição na eleição da Fecomércio-PE para a gestão 2022/2026. O empresário Manoel Santos, do Sindloja Caruaru e um dos vice-presidentes da Fecomércio, foi convidado para liderar o grupo e articular o processo eleitoral que ocorre de abril a maio deste ano.
A oposição defende um modelo com limitações de mandatos para todos os cargos de diretoria, inclusive para presidente, pois atualmente não há limites. A chapa acredita que a alternância na gestão da federação será fundamental para sua sobrevivência no futuro.
Além dessa, outras mudanças estatutárias estão entre as propostas do grupo, sugerindo modernização e atualização da entidade, bem como mais transparência das ações de comando que atualmente estão inadequadas com o estatuto da federação. A oposição também defende políticas de aproximação com o empresariado, tanto para a Fecomércio como para os sindicatos, para que, dessa forma, a entidade fortaleça sua representatividade no setor de comércio de bens, serviços e turismo de Pernambuco.