O Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial de Ensino do Recife (Simpere) repudia a proposta do prefeito João Campos (PSB) em estabelecer uma parceria público-privada (PPP) para 44 novas unidades de ensino da rede municipal. Com isso, estas escolas e creches seriam geridas pelo setor privado.
Em nota, o Simpere acusa o prefeito de querer “privatizar a Educação do Recife”. A instituição também sublinha os valores que serão gastos, superando R$ 3 milhões, e se opõe totalmente à PPP. Leia a nota completa abaixo:
“João Campos (PSB) quer privatizar a Educação do Recife.
Como se não bastasse os milhões de reais que a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) vem injetando em empresas privadas com os projetos educacionais, como a Lego, Projeto Ayrton Senna, Faculdade Maurício de Nassau, entre outros, agora o Prefeito João campos (PSB) quer promover Parceria Público Privadas (PPPs) na Rede Municipal de Ensino do Recife.
É totalmente inaceitável a transferência do dinheiro público para empresas privadas, principalmente quando essas contratações vêm com dispensa de licitação. Serão R$ 3.059.752,50 (três milhões cinquenta e nove mil setecentos e cinquenta e dois reais e cinquenta centavos) a ser pago pela PCR, valor que deixará de ser investido na necessária reestruturação das escolas da Rede Municipal.
O objetivo dessa PPP é o financiamento das matrículas em cerca de 44 escolas privadas, promovendo uma desvalorização e “desfinanciamento” do setor público, tentando mascarar a falta de investimento em construção de escolas das últimas gestões que levaram mais de 3 mil estudantes recifenses a procurarem os conselhos tutelares em busca de vagas, negadas pela PCR.
O Simpere é contra essa e qualquer outra Parceria Público Privado, pois é uma forma de privatizar a nossa Educação Pública, transferindo dinheiro público para a iniciativa privada. Sabemos o quanto a política neoliberal é nefasta e cruel com os que estão à margem da sociedade, precarizando também as relações de trabalho.
Exigimos que toda verba e investimento público tão somente deve ser aplicada no âmbito público. Assim, Defendemos uma Educação Pública, gratuita e de qualidade, com gestão democrática para todos que compõe a Rede Municipal de Ensino do Recife : dos trabalhadores da Educação aos nossos estudantes.
Gestão SIMPERE FORTE, PLURAL E DE LUTA – Filiado à CNTE”