Em agosto de 2020, após longa investigação médica, Dona Maria Aparecida de Góes foi diagnosticada com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), uma doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva e acarreta em paralisia motora irreversível. Pacientes afetados com a enfermidade sofrem paralisia gradual e morte precoce como resultado da perda de capacidades cruciais, como falar, movimentar, engolir e até mesmo respirar.
Não há cura para a ELA. Com o tempo, as pessoas com a doença perdem progressivamente a capacidade funcional e de cuidar de si mesmas. Por isso, o Blog abre espaço para uma campanha em prol desta senhora, que nasceu em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú pernambucano, mas vive em São Paulo desde 1982.
Sua filha, Miriam, compartilhou apenas com pessoas próximas, mas essa ação solidária necessita de mais colaboradores. De acordo com Miriam, a ELA acometeu inicialmente os membros superiores, língua e garganta da mãe, dificultando a fala, deglutição, ocasionando em profunda perda de peso, o que acelera o avanço da doença.
“Atualmente precisa se alimentar por meio de sonda nasogástrica. Felizmente, ela conseguiu tratamento pelo SUS na Santa Casa de Misericórdia, onde passa com diversos especialistas: neurologista, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, otorrinolaringologista”, explica.
Os gastos são grandes em casa. Você pode ajudar por meio de depósito, transferência ou PIX:
Banco Itaú
Agência 0237
Conta corrente 58113-7
PIX 429.956.708-05
Bárbara Maria de Góes Silva
Para outras informações, a família disponibilizou dois telefones de contato, que são WhatsApp:
(11) 98546-4393 – Miriam
(11) 98165-6298 – Bárbara
“Todos vocês que conhecem minha mãe sabem o quanto ela sempre foi forte, ativa, espirituosa, sempre pronta a ajudar qualquer um que precisasse. Dói demais ver o quanto essa doença tirou dela. É muito triste a situação, mas Deus nos dá forças dia após dia para seguirmos”, diz Miriam.
BLOG DO MAGNO MARTINS