Uma servidora da Secretaria de Educação do Distrito Federal recebeu o resultado de um verdadeiro “teste fantasma” para Covid-19. O fato aconteceu com Fernanda Silva Baena Fernandes, que testou negativo para doença sem sequer ter se submetido a qualquer processo de testagem.
O “curioso” exame foi descoberto quando Fernanda tentou fazer o cadastro no site da Secretaria de Saúde para agendar a testagem para ela e família e, ao terminar o questionário, descobriu um diagnóstico negativo para a Sars-Cov-2, sem sequer ter passado pelas unidades criadas pela pasta.
– No sábado (27), fiz login no site do teste DF para verificar se tinha vaga para realizar o exame. Quando acessei, apareceu o resultado de um exame realizado no dia 25 de junho no Sudoeste. Eu moro em Taguatinga, não tinha agendado exame para esse dia e está no meu cadastro como se eu tivesse feito – relatou ao portal Metrópoles.
Ao registrar uma reclamação na Ouvidoria do GDF, a servidora recebeu um retorno automático dizendo que houve ampliação “na oferta de testes”, que passaram a ser feitos nas 172 unidades de saúde vinculadas à secretaria e que a interessada deveria procurar o posto mais próximo de sua casa.
E o caso de Fernanda não foi apenas um fato isolado no sistema de testagem do Distrito Federal. Em maio, Tânia Lúcia Belo do Nascimento, atualmente lotada na Advocacia-Geral da União (AGU) recebeu resultado negativo para o novo coronavírus mesmo sem ter realizado a testagem rápida promovida pela Secretaria de Saúde.
– Quando entrei na minha caixa de e-mails para verificar um boleto de aluguel, estava lá o resultado de um teste que eu nunca fiz, dando negativo para a Covid-19, o que é um absurdo – completou.