Caso o prazo seja cumprido, a previsão é que as autoridades do Reino Unido aprovem fabricação em setembro
A manhã desta sexta-feira (15) reservou uma boa notícia na luta contra a pandemia do novo coronavírus. Segundo pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, a previsão do fim dos testes da vacina contra a Covid-19 estão programados para o mês de agosto.
Nomeada de ChAdOx1 nCoV-19, a imunização foi aplicada em 1,1 mil voluntários até o fim do mês de abril. O medicamento consiste em uma combinação do material genético da proteína encontrada na superfície do coronavírus com o adenovírus de chimpanzé.
A pesquisa consistiu na aplicação de vacinas em dois grupos. O primeiro recebeu a imunização pesquisada para o novo coronavírus e o segundo, a vacina contra meningite. A escolha pela meningite aconteceu em razão dos efeitos colaterais das duas vacinas serem similares.
Após a aplicação, os pesquisadores aguardam um período para saber quantos foram infectados pelo novo coronavírus e como seus organismos reagiram à ele. Diante do prazo apresentado pelos pesquisadores, a expectativa é que, com os resultados positivos, o governo do Reino Unido aprove a fabricação da vacina ainda em setembro.