Itália libera reabertura de alguns estabelecimentos

Medida valerá apenas para parte do paísOMS diz que a Europa se tornou o novo centro da pandemia de coronavírusOMS diz que a Europa se tornou o novo centro da pandemia de coronavírus / Foto: EFE/Angelo Carconi

Nesta terça-feira (14), a Itália irá adotar novas medidas com relação ao combate ao coronavírus no país e liberar a abertura parcial de algumas atividades que estavam paralisadas pela pandemia. Além disso, o país também deve adotar novas regras como a liberação da entrada de estrangeiros.

As medidas já haviam sido anunciadas pelo primeiro-ministro Giuseppe Conte na sexta-feira (10). A intenção preparar o país para a “fase dois” do combate à doença.

Entre as lojas que poderão abrir estão a de roupas para bebês e crianças, livrarias e papelarias em algumas regiões da Itália. No entanto, em Lombardia e Piemonte, apenas as lojas de roupas infantil irão funcionar. Já nas regiões e Emilia-Romagna e nas províncias de Piacenza e Rimini, nada poderá reabrir.

Também serão liberadas atividades relacionadas à produção industrial e a liberação, para empresas que não estão funcionando, da entrada de funcionários ou terceirizados para manutenção, limpeza, segurança, conservação e despacho ou recebimento de mercadorias.

Já os estrangeiros poderão ingressar no país apenas a trabalho e poderão ficar por três dias. O prazo ainda poderá ser prorrogado por mais dois dias Eles, no entanto, precisarão de um certificado ao chegar na Itália.