Partido comparou o ex-presidente a Roberto Alvim, demitido por Jair Bolsonaro nesta sexta-feira
Em meio à demissão de Roberto Alvim, agora ex-secretário de Cultura do governo de Jair Bolsonaro, após ele ter parafraseado o ministro da Propaganda da Alemanha nazista, Joseph Goebbels, em um discurso, a conta oficial do PSDB relembrou nesta sexta-feira (17) uma entrevista em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou admirar Adolf Hitler.
Na época, quando questionado pela Playboy sobre quais líderes admirava, Lula citou figuras como Tiradentes, Gandhi, Che Guevara, Fidel Castro e Mao Tsé-tung. Sobre Hitler, disse que “mesmo errado”, tinha aquilo que ele admirava em um homem: “O fogo de se propor a fazer alguma coisa e tentar fazer”.
Questionado pela Folha de S.Paulo em 1994, Lula disse desconhecer a entrevista na Playboy.
Na manhã desta sexta-feira, a Secretaria Especial da Cultura informou por sua assessoria de imprensa que Alvim foi demitido do cargo. A exoneração acontece após Alvim parafrasear Goebbels em um vídeo divulgado no dia anterior sobre o lançamento do Prêmio Nacional das Artes.
– A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional […], ou então não será nada – afirmou Alvim.
Em maio de 1933, Goebbels, então ministro da Propaganda da Alemanha nazista, disse: “A arte alemã da próxima década será heroica, […] será nacional […], ou então não será nada”.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), classificou a fala de Alvim como inaceitável.
– O secretário da Cultura passou de todos os limites. É inaceitável. O governo brasileiro deveria afastá-lo urgente do cargo – disse.
Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado, também condenou o discurso de Alvim, considerando-o “acintoso, descabido e infeliz”.
Depois que a exoneração do secretário de Cultura veio a público, o presidente Bolsonaro afirmou em redes sociais que Alvim fez um “pronunciamento infeliz” e, “ainda que tenha se desculpado, tornou insustentável a sua permanência”.
*Folhapress
Só imbecis anencéfalos não reconhecem o potencial de LÍDERANÇA demonstrada pelos grandes vultos politicos da História…
No passado E NA ATUALIDADE, a Humanidade teve grandes lideres…
Uns considerados POSITIVOS para a Humanidade, e outros NEGATIVOS.
Exemplo: BOLSONARO.
Dá para desclassifica-lo quanto ao seu potencial de liderança???
ÓBVIO QUE NÃO! Pois se não a tivesse não seria presidente hoje.
A lógica impõe admiração pelo que ele conquistou como politico,
MAS A RACIONALIDADE NOS COMPELE A REPULSA PELAS SUAS IDEIAS ESTAPAFÚRDIAS.
Foi nesse contexto de valores que Lula citou Hitler e Mao Tsé Tung.
Totalmente diferente de alguem que expõe apoio as IDEIAS de Hitler, Mao Tsé Tung, etc.
Os BOZOMINIONS são incapazes de raciocinios complexos (devido a baixa inteligencia que tem).
Por isso são capazes de analogias ABSURDAS como essa.
Eis o trecho da entrevista de Lula:
“Playboy – Há alguma figura de renome que tenha inspirado você? Alguém de agora ou do passado?
Lula [pensa um pouco]- Há algumas figuras que eu admiro muito, sem contar o nosso Tiradentes e outros que fizeram muito pela independência do Brasil (…). Um cara que me emociona muito é o Gandhi (…). Outro que eu admiro muito é o Che Guevara, que se dedicou inteiramente à sua causa. Essa dedicação é que me faz admirar um homem.
Playboy – A ação e a ideologia?
Lula – Não está em jogo a ideologia, o que ele pensava, mas a atitude, a dedicação. Se todo mundo desse um pouco de si como eles, as coisas não andariam como andam no mundo. (…)
Playboy – Alguém mais que você admira?
Lula [pausa, olhando as paredes] – O Mao Tse-Tung também lutou por aquilo que achava certo, lutou para transformar alguma coisa.
Playboy – Diga mais…
Lula – Por exemplo… O Hitler, mesmo errado, tinha aquilo que eu admiro num homem, o fogo de se propor a fazer alguma coisa e tentar fazer.
Playboy – Quer dizer que você admira o Adolfo?
Lula – [enfático] Não, não. O que eu admiro é a disposição, a força, a dedicação. É diferente de admirar as idéias dele, a ideologia dele.”