Na próxima semana dois novos laboratórios de genética forense, que contaram com apoio e investimentos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, serão inaugurados nos estados do Piauí e Tocantins. A medida deve ajudar a solucionar crimes de homicídio e violência sexual nas duas unidades por meio de DNA.
O ministro Sergio Moro, titular da pasta de Justiça e Segurança Pública, apontou que a ampliação da rede deve contribuir no combate à violência, com uma tecnologia para solucionar os crimes com mais celeridade e segurança.
O Ministério da Justiça informou que o investimento na construção dos dois laboratório foi de aproximadamente R$ 3 milhões. Os locais vão fazer parte da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), que deve estar totalmente interligada até o fim deste ano. Até o momento, 18 estados mais o Distrito Federal, além da Polícia Federal fazem parte do Banco Nacional de Perfis Genéticos.
Os dados presentes nestes laboratórios já contribuíram em mais de 850 investigações criminais. Juntos, os locais possuem um arquivo com aproximadamente 50 mil perfis genéticos.