Procissão dos Santos Juninos renova tradição no São João do Recife

Caminhada foi do Morro da Conceição ao Sítio Trindade, em homenagem a São José, Santo Antônio, São João e São Pedro

Forrozeiros, quadrilheiros, vendedores de comidas típicas e costureiras seguiram em cortejo do Morro da Conceição ao Sítio Trindade / Foto: Marcondes Correia/TV Jornal

Forrozeiros, quadrilheiros, vendedores de comidas típicas e costureiras seguiram em cortejo do Morro da Conceição ao Sítio Trindade
Foto: Marcondes Correia/TV Jornal
Tradição no calendário junino do Recife, a Procissão dos Santos Juninos saiu ontem à tarde do Santuário do Morro da Conceição, na Zona Norte da cidade, para agradecer as santos José, Antônio, João e Pedro as conquistas alcançadas. Em sua 13ª edição, a procissão reuniu forrozeiros, quadrilheiros, vendedores de comidas típicas e costureiras, que seguiram em cortejo do Morro da Conceição até o Sítio Trindade, em Casa Amarela.

Mistura de manifestação religiosa e profana, a ideia da procissão foi sugestão da Secretaria de Cultura do Recife em 2007. O Pensamento era de que como o ciclo junino gera oportunidade de dinheiro extra para as pessoas, a procissão seria uma forma de agradecer. A concentração para a caminhada aconteceu por volta das 16h e depois foi realizada a cerimônia da sagração das bandeiras de São José, Santo Antônio, São João, São Pedro, Santa Isabel e Sant’Ana, todos ligados ao ciclo junino.

O cantor Josildo cantou a Ave Maria Sertaneja de Luiz Gonzaga. Cerca de vinte bandeiras participam da caminhada, conduzidas por representantes de blocos líricos do Carnaval e de pastoris de Natal. Joana Mario de Jesus, que faz parte do Bloco Flor do Eucalipto, diz que participa da festa há quatro anos. “Fico sempre muito emocionada, porque gosto muito do São João, que é uma boa lembrança da minha infância”, conta.

Público

Augusto Cavalcante afirma que costuma ir todos os anos junto com a família. “A Procissão dos Santos Juninos é uma tradição e a gente não pode deixar de estar aqui. Ela marca o início dos festejos e é importante reverenciar os santos”, diz.
A Procissão dos Santos Juninos é tradicionalmente realizada no domingo que antecede o Dia de São João, 24 de junho, mas este ano foi antecipada para o sábado (22) porque a data coincidiu com a véspera da festa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *