Frank Stella estará vendendo algumas peças de sua coleção pessoal na Christie’s.CréditoRenate, Hans & Maria Hofmann Confiança / Artists Rights Society (ARS), Nova York;
Aos 82 anos, o artista Frank Stella fez tudo e não está muito preocupado com o que alguém pensa. Ele é verdadeiro e desprotegido, seguro em seu poleiro no panteão depois de duas retrospectivas individuais no Museu de Arte Moderna. Ele pode – e usou – usar chinelos brancos para uma entrevista e sessão de fotos. Lide com isso.
Stella tornou-se famoso em arte pouco depois de se formar em Princeton, em 1958, e tem sido elogiado por conquistas como a Black Paintings, com seu estonteante rigor geométrico e seu poder de inspirar declarações como “O que você vê é o que vê .
Seu trabalho evoluiu ao longo das décadas – a série Protractor, de cores vivas, também se tornou um marco da arte contemporânea e, com o tempo, seu trabalho ficou escultural e muito grande. Seu estúdio está agora no Vale do Hudson, onde ele costuma fazer peças que exigem muito espaço, como “adjoeman” (2004), uma escultura de aço inoxidável e fibra de carbono pesando cerca de 3.000 libras que já foi mostrada no telhado o Metropolitan Museum of Art.
Mas ele e sua esposa, Harriet McGurk, uma pediatra, moram na mesma casa de três andares em Greenwich Village que ele adquiriu no final dos anos 1960.
Está repleto de arte – há muitas abstrações grandes, de meados do século, de amigos, colegas e aqueles que ele admirava quando começou, incluindo Jules Olitski , Hans Hoffman e Kenneth Noland . Mas há também uma paisagem marítima do pintor do século 19, Eugène Boudin, pairando sobre uma paisagem pelo artista de Fauve Henri-Edmond Cross. Um Mondrian cedo, figural pendura em um salão.
Stella tem um gosto católico na arte, evidenciado pelas obras que está vendendo na Christie’s, incluindo um óleo Miró 1927 sem título sendo leiloado em Londres em 27 de fevereiro e “A Realistic Still Life” (1965) de David Hockney, leilão em 6 de março. Em Nova York, em maio, ele está vendendo um retrato duplo de um casal pelo pintor holandês Jan Sanders van Hemessen (1532); duas de suas próprias obras, “WWRL” (1967) e “Lettre sur les Aveugles I” (1974); e “O cavalo da praia” de Helen Frankenthaler (1959). As estimativas para esses trabalhos variam de US $ 1,5 milhão a US $ 7,5 milhões.
Explicando as obras que ele acumulou, Stella disse: “Os artistas se reúnem de forma diferente das outras pessoas”, uma idéia que ele elaborou em um bate-papo. Estes são trechos editados da conversa.
Vamos começar com a sala de estar: grandes abstrações coloridas de seus pares geracionais. Por quê?
Eu gosto de toda a arte que eu cresci com. Eu não me incomodaria em fazer arte se não gostasse do que as pessoas ao meu redor também estavam fazendo. Não seria divertido.
Não há nada por você neste espaço principal.
É bom voltar para casa e ver as pinturas. Eu não tenho que olhar minhas próprias pinturas. Para mim, é um alívio. Eu gosto de vê-los e não se preocupar. Eu não tenho que ajustar nada.
Você é o único artista que eu já conheci que exibe falsas de seu próprio trabalho.
Eu só tenho quatro falsificações. Algumas pessoas são ingênuas o suficiente para dizer: “Você vai autenticar esse trabalho?” [Risos] E então nós não os enviamos de volta quando são falsos. Eles são sérios, esses caras fazendo-os; eles sabem o que estão fazendo.
Há uma qualidade de pintura em tudo exibido aqui.
Tome o Jack Youngerman por exemplo [“Aztec III” (1959)]. Os artistas vêem o trabalho um do outro e reconhecem o toque. A maneira que sua mão se move, você pode ver Jack no pincel lá, e você pode ver a mesma coisa no Olitski [“Hot Ticket” (1964)]. Você sabe como a tinta vai para a tela. Você pode ver como isso constrói o trabalho.
Uma peça que você está vendendo é da Helen Frankenthaler . Ela era apenas um pouco mais velha que você, mas ela já era famosa quando você chegou ao local.
Eu sempre amei o trabalho de Helen e tudo sobre ela. E a parte mais interessante do nosso pequeno “relacionamento” foi que ela uma vez se ofereceu para trocar arte, por uma de suas menores pinturas de 58.
E você disse sim, claro?
Foi tão desanimador, com Helen e com Bob [Robert Motherwell, seu marido então] em seu apartamento, que eu não suportaria trocar porque não sentia por mim que havia algo que eu pudesse oferecer que seria igual . Eu estava apenas intimidada. E então eu comprei esta pintura de um negociante porque era uma pintura de 59, desse período.
Eu acho que muitas pessoas ficariam surpresas que você tenha colecionado velhos mestres.
O van Hemessen, eu só vi em um catálogo nos anos 80. A parte que eu não pude resistir é que é de 1532. A ideia de ter uma pintura do Renascimento do Norte em sua casa!
Alguma outra aventura de leilão?
Na época em que comprei, havia outra foto do Renascimento holandês de Pieter Aertsen. Estimou-se em US $ 300.000 ou US $ 400.000 em uma venda em Amsterdã, e eu estava sozinho no meu quarto de hotel em Londres. Eu não sei o quanto eu tive que beber ou o que seja. Mas de qualquer maneira, peguei o telefone e comecei a licitar.
Uh oh.
Então eu digo: “OK, talvez eu vá para $ 400.000”, e acredite em mim, eu não tenho o dinheiro. E eu continuei fazendo lances. E eu fui até $ 680.000 para esta pintura. E o cara está dizendo: “US $ 690.000”. E eu estou dizendo: “O que estou fazendo?” [Risos] “Quem sou eu?”
E você parou?
E eu parei.
O que era atraente sobre o Miró?
É uma linda foto. Se você pensa sobre as coisas, basicamente é Picasso, Matisse e Miró – esse é um lado da moeda; e o outro lado é Kandinsky, Mondrian e Malevich.
De que moeda?
A moeda da arte do século XX. É o coração do modernismo. Há um lado relativamente figurativo e há um lado totalmente abstrato.
E nós sabemos de que lado você está.
Bem, acabei no lado abstrato. Mas minha mãe era uma pintora figurativa, na verdade.
Será que você cresceu com essa influência?
Quando eu tinha 10 ou 12 anos, trabalhei com meu pai na pintura de nossa casa de verão – por fora e por dentro. E quando cheguei a Nova York, percebi que de Kooning fora um pintor de casas.
Como assim?
Nossa, você não pode perder a pincelada. É um pincel de quatro polegadas. Quando cheguei aqui, fazer arte com tinta não era nada complicado para mim. E deve ser assim para as pessoas que são músicos quando podem ouvir algo, sabe?
É seguro dizer que você tem muito do seu trabalho escondido?
Há uma coleção grande, mas está no meu estúdio. As pessoas fantasiam sobre isso às vezes, mas você tem que lembrar que consiste em um trabalho que eu não era capaz de vender. [risos]
Eu acho que as pessoas fantasiam que há uma pintura preta extra escondida.
Certa vez, quando eu estava me mudando do meu estúdio na West Broadway e tive que carregar coisas para a Walker Street, eu tinha uma pintura em uma carroça que eu estava empurrando e a pintura continuava caindo – uma pintura preta enrolada. Eu apenas dobrei ao meio e enfiei na cesta de lixo na esquina da West Broadway com o Canal.
Espere, você está falando sério? Alguém poderia ter encontrado uma Pintura Negra um dia?
Sim. Isso nunca reapareceu.
Correção :
Por causa de informações incorretas fornecidas pela Christie’s, uma versão anterior deste artigo distorceu o título de uma pintura de David Hockney. É “uma vida imóvel realista”, não “uma vida imóvel menos realista”.