Os pesquisadores estão trabalhando na redução do tamanho deste dispositivo para que ele possa ser usado em ambientes clínicos.
Um grupo de cientistas desenvolveu um dispositivo bio-óptico que detecta a formação de coágulos sanguíneos e ajuda a prevenir derrames e ataques cardíacos, informaram fontes acadêmicas hoje.
“Podemos criar e quantificar a formação de coágulos em uma visão 3D a partir de uma amostra de sangue sem qualquer tipo de marcação como fluorescência ou radiofármaco”, disse Steve Lee, um dos líderes do projeto da Universidade Nacional da Austrália (ANU).
O dispositivo, que pode simular um vaso sanguíneo danificado, cria um holograma digital a partir de um coágulo microscópico em uma fração de segundo, medindo o tempo que a luz leva para percorrer esse coágulo.
A previsão da formação de coágulos sanguíneos é difícil devido à dinâmica do ambiente em que se desenvolve, explicou o ANU em um comunicado ao relatar este estudo publicado na revista científica Advanced Biosystems.
As plaquetas sanguíneas, que têm um décimo do tamanho de uma célula normal, são os principais responsáveis ??pelos coágulos sanguíneos e se agrupam em questão de segundos quando ativadas.
Os médicos geralmente prescrevem diluentes de sangue para pacientes que estão em risco de ataque cardíaco ou derrame, embora seja muito difícil saber com precisão a suscetibilidade dessas pessoas a eles.
O novo dispositivo permitirá que “esta tecnologia seja aplicada a pacientes com riscos de coagulação ou sangramento incontrolável, pode ser um elemento revolucionário”, disse Elizabeth Gardiner, co-líder do projeto.
fonteElUniversal