Suas muitas honras incluíram o prêmio Mark Twain de American Humor, em 2006. No final de sua carreira, tendo conseguido tudo o que sempre quis, Simon disse que continuou a escrever porque era isso que ele adorava fazer.
Neil Simon, considerado por muitos o maior dramaturgo norte-americano na última metade do século 20, morreu aos 91 anos de idade.
Ele morreu em um hospital de Nova York devido a complicações relacionadas à pneumonia, de acordo com Bill Evans, um amigo de longa data.
Um escritor prolífico que conseguiu trazer uma combinação de humor, drama e introspecção para suas obras, Simon se tornou um nome familiar nos Estados Unidos.
Duas de suas peças mais famosas foram “The Odd Couple” e “Plaza Suite”.
The Odd Couple, um conto de dois homens divorciados de meia-idade que acabam dividindo um apartamento, deixou o público americano rindo na Broadway, nos cinemas e, eventualmente, nas salas de estar das pessoas na forma de uma série de televisão.
O show estreou na Broadway em 1965, foi transformado em um filme em 1968 e depois em um programa de TV que durou cinco anos na década de 1970.
Faça rir
Outras peças que também foram feitas em filmes incluem “Barefoot in the Park”, “Brighton Beach Memoirs”, “Biloxi Blues” e “Broadway Bound”.
Simon venceu três Tony Awards – a maior honra da Broadway – por “The Odd Couple” (1965), “Biloxi Blues” (1985) e “Lost in Yonkers” (1991), bem como uma conquista especial de Tony em 1975. Ele também ganhou um prêmio Pulitzer por “Yonkers”.
Ele também ganhou a rara distinção de ter um palco de Nova York, o Teatro Neil Simon, nomeado em sua homenagem.
Simon nasceu em 4 de julho de 1927 em Nova York. Ele foi casado cinco vezes, duas vezes com a mesma mulher. Ele é sobrevivido por sua esposa de 19 anos, Elaine Joyce, duas filhas, três netos e um bisneto.
Simon uma vez disse à revista Life que seu objetivo como dramaturgo era ser divertido.
“Quando eu era criança, subi em uma pedra para assistir a um filme ao ar livre de Charlie Chaplin”, disse Simon. “Eu ri tanto que caí, cortei a cabeça e fui levado ao médico, sangrando e rindo.
“… Minha ideia da realização final em uma comédia é fazer com que toda uma platéia caia no chão, se contorcendo e rindo tanto que algumas delas desmaiam.”
bik / ng (AP, Reuters AFP, dpa)