Promotor Marcellus Ugiette está entre os alvos da Operação Ponto Cego

Promotor Marcellus Ugiette

Promotor Marcellus UgietteFoto: Alfeu Tavares/Arquivo Folha

O promotor da Vara de Execuções Penais Marcellus Ugiette está entre os alvos da Operação Ponto Cego, deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco, na última sexta-feira (3). A revelação foi feita em uma coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (6), na sede da corporação. Ugiette foi afastado das funções e responderá a procedimento administrativo e penal.

De acordo com o coordenador do Grupo de Apoio Especializado de Enfrentamento às Organizações Criminosas do MPPE (Gaeco), o promotor de Justiça Ricardo Lapenda, durante as investigações foram encontrados indícios de corrupção passiva. “Ele passou a auxiliar alguns pedidos como transferência de presídios para os elementos permanecerem juntos. Isso foi com interferência dele. As investigações sobre ele a gente começa a aprofundar a partir deste momento. Fizemos apreensões de celulares, pen drive, etc. A partir disso e com o afastamento dele da função vamos ter outros elementos que possam vir a subsidiar uma possível denúncia criminal”, destacou.

A sub-procuradora geral Laís Teixeira, lamentou o fato de um membro do Ministério Público figurar entre os investigados, mas garantiu que tudo será devidamente esclarecido. “Foi com tristeza mas, ao mesmo tempo, com seriedade que agimos dentro do rigor da lei, como se fosse com qualquer pessoa. Estamos na fase de comprovar os indícios apontados”.

Questionada sobre o envolvimento do promotor Marcellus Ugiette e as vantagens que tirava das práticas criminosas, a sub-procuradora não quis dar detalhes das investigações, mas confirmou que havia contraprestações pessoais mediante algumas ações que beneficiavam os presos. “Precisamos respeitar o sigilo do procedimento administrativo e ter cautela com o avançar das investigações, para não atrapalhar a parte criminal. Havia vantagens pessoais sim, mas vamos aguardar a conclusão do inquérito. Por enquanto é tudo o que podemos dizer”.

Ricardo Lapenda, coordenador do Gaeco, e Lais Teixeira, subprocuradora geral)Ricardo Lapenda, coordenador do Gaeco, e Lais Teixeira, subprocuradora geral) – Foto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco

   Marcellus Ugiette

Atuante junto a Vara de Execução Penal, Ugiette assumiu em 2015 o cargo de Coordenador Adjunto do Grupo de Atuação Especial na Execução Penal(Gaep) e convidado a ser o relator da Comissão da OAB para Reforma do Código Penitenciário Estadual e Membro da Comissão Especial do Senado Federal para a Reforma da Lei de Execução Penal. Graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (1981), ele também é pós-graduado em Ciências Jurídicas e Criminais pela UFPE (2001/2003).

 

folhape

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *