Após decisão do Supremo sobre Dirceu, PT avalia que Lula perdeu chance ‘preciosa’ de ser solto

Por Gerson Camarotti

Diante da decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) de mandar soltar o ex-ministro José Dirceu, integrantes da cúpula do PT avaliaram ao blog que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva perdeu uma chance “preciosa” de ser solto ou, até mesmo, ganhar a prisão domiciliar.

A avaliação na cúpula do partido é que o perfil dos ministros da Turma tornava o colegiado a instância ideal para se conseguir uma decisão favorável ao ex-presidente.

Na noite desta segunda-feira, o PT considerou um revés a decisão do ministro Luiz Edson Fachin de levar ao plenário do tribunal o pedido de liberdade apresentado pela defesa de Lula.

“Essa era a chance de Lula [ter o caso analisado pela Segunda Turma]. O placar seria favorável. Isso ficou claro na decisão que soltou Dirceu”, disse um interlocutor jurídico do PT.

Gerson Camarotti analisa a soltura de Dirceu

A avaliação na legenda é que a tese do ministro Dias Toffoli para soltar Dirceu também poderia ter base semelhante para atender o pedido de liberdade de Lula.

Toffoli defendeu a libertação de forma liminar (provisória) porque considera que há “plausibilidade jurídica” em um recurso da defesa apresentado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a condenação pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), de segunda instância.

Para integrantes do partido, a decisão do plenário sobre Lula é incerta. Além disso, a expectativa inicial era para uma solução antes do recesso do judiciário. Agora, qualquer definição do plenário do STF deve mesmo ficar para o mês de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *