Empresa está valendo R$ 215,693 bilhões na bolsa – decisão do governo de reduzir preço do diesel e demissão de Pedro Parente afetam papéis
A Petrobras perdeu 141 bilhões de reais em valor de mercado desde 21 de maio, quando teve início a greve dos caminhoneiros.. Naquele dia, segundo levantamento da Economatica, a empresa valia 357,2 bilhões de reais na bolsa.
A greve dos caminhoneiros acabou, mas a empresa continua perdendo valor de mercado. Na bolsa brasileira, a empresa está valendo 215,693 bilhões de reais. Esse valor tende a cair ainda mais, já que as ações da Petrobras estão desabando desde o anúncio da demissão do presidente da Petrobras,
A decisão do governo do governo de dar um desconto de 46 centavos no preço do diesel na refinaria atingiu em cheio a cotação das ações da Petrobras. Um dos pilares da recuperação financeira e de imagem da companhia foi a política de preços baseada na cotação do mercado internacional.
O levantamento de Einar Rivero, da Economatica, considera o valor de mercado pela quantidade de ações fora de tesouraria e cotação dos papéis. O maior valor já alcançado pela empresa foi em 21 de maio de 2008, quando chegou a valer 510,3 bilhões de reais na bolsa.
Por volta das 13h49, os papéis da Petrobras eram negociados na bolsa com desvalorização de até 14,23%.