Governo joga a toalha e vai revisar as metas fiscais de 2017 e de 2018

Resultado de imagem para deficit publico charges

Charge do Paixão (Gazeta do Povo)

Na reunião desta quarta-feira (9) entre os ministros Henrique Meirelles (Fazenda) e Dyogo Oliveira (Planejamento), com o presidente Michel Temer, chegou-se à conclusão de que não há escapatória: serão revistas as metas fiscais para este ano, que prevê déficit de R$139 bilhões, e a de 2018, com déficit de R$129 bilhões. Definiu-se que, mesmo com a revisão, o déficit do ano que vem terá de ser menor do que o deste ano. De acordo com um integrante da área econômica, essa seria a fórmula para indicar que, mesmo com um déficit revisto para cima, a trajetória é de queda ao longo do tempo.

A reunião desta quarta-feira não foi conclusiva em relação aos números. Mas isso pode ocorrer na nova reunião, nesta quinta-feira (dia 10), no Planalto. Há urgência para se definir logo a meta para o ano que vem, isso porque até o início da próxima semana o Ministério do Planejamento precisa ter todos os dados para concluir a proposta de Orçamento de 2018, que precisa ser enviada ao Congresso até próximo dia 31.

O ministro Henrique Meirelles vinha defendendo que a meta fiscal fosse revista somente em setembro, quando já se teria uma estimativa mais aproximada da receita deste ano. Portanto, pode ser anunciada, primeiro, a revisão da meta do ano que vem e, depois, a de 2017. Mas a ideia é divulgar os números assim que houver uma decisão, evitando vazamentos e especulações em torno deles.

 

 G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *