Escrito há 50 anos, ‘O Meu Pé de Laranja Lima’ ganha edição comemorativa

Obra de José Mauro de Vasconcelos é sucesso de público desde que foi lançada – já vendeu mais de 2 milhões de exemplares, ganhou adaptações para a TV e o cinema e foi publicada em 15 idiomas e 23 países

Por Maria Fernanda Rodrigues

Alexandre tinha cerca de 9 anos quando leu O Meu Pé de Laranja Lima e recorda com carinho e espanto a experiência. “Não me lembro de ter chorado com tanta intensidade com qualquer outro livro. E olha que sou uma manteiga derretida”, brinca hoje, quase 50 anos depois, o editor e livreiro Alexandre Martins Fontes.

Ele também se lembra de sua mãe impressionada com a situação, como se não fosse para tanto. “Mas aquela cena da morte do português é de matar”, diz ele, que leu muito quando criança – mas nada tão “arrebatador” quanto o livro de José Mauro de Vasconcelos (1920-1984).

Em 2018, o best-seller juvenil completa 50 anos de lançamento. No entanto, foi numa semana perdida de 1967, em Ubatuba, que o autor de As Confissões do Frei Abóbora (1966, Jabuti de melhor romance) pôs fim na história de Zezé, ou, como ele coloca no subtítulo, na “história de um meninozinho que um dia descobriu a dor”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *