Sonia Braga ganha prêmio Platino de melhor atriz por ‘Aquarius’

Brasileira já havia recebido Prêmio de Honra em cerimônia de 2014. Longa argentino ‘El ciudadano ilustre’ foi principal vencedor da noite.

IMG_3822.JPG

Por France Presse

Brasileira já havia recebido Prêmio de Honra em cerimônia de 2014. Longa argentino ‘El ciudadano ilustre’ foi principal vencedor da noite.

A atriz Sônia Braga ganhou o prêmio Platino de melhor atriz por seu papel em “Aquarius”, em uma cerimônia realizada neste sábado (22) em Madri.

O filme argentino “El ciudadano ilustre” foi o grande vencedor do Prêmio Platino de Cinema Ibero-americano, com os prêmios de melhor filme, melhor ator para Óscar Martínez e melhor roteiro para Andrés Duprat.

Nos últimos prêmios Goya, considerados o Oscar do cinema espanhol, essa história sobre o doloroso regresso de um nobel argentino de Literatura a sua pequena cidade natal levou o prêmio de melhor filme ibero-americano.

Gastón Duprat, codiretor junto com Mariano Cohn e irmão de Duprat, lembrou que eles demoraram cinco anos para fazer o filme, e comemorou que este “tenha sido desfrutado por públicos de tantos países e tão diferentes”.

A cerimônia foi celebrada no estádio da Caja Mágica e apresentada pela atriz uruguaia Natalia Oreiro e pelo comediante espanhol Carlos Latre

O filme de fantasia “Un monstruo viene a verme”, do espanhol Juan Antonio Bayona, elogiado pelos seus efeitos especiais, ganhou quatro prêmios nas categorias técnicas, e Pedro Almodóvar recebeu o prêmio de melhor diretor por “Julieta”.

Sônia Braga, que recebeu o Prêmio de Honra na primeira edição do Platino, em 2014, foi reconhecida como a melhor atriz pelo seu papel de Clara em “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho.

O filme de Bayona, que tinha o maior número de indicações, em sete das 15 categorias, ficou com quatro prêmios: montagem, direção artística, fotografia e som.

“Julieta” tinha chegado com quatro indicações, e venceu em duas categorias: melhor música original, para Alberto Iglesias, e melhor diretor, para Almodóvar.

“Desde allá”, do venezuelano Lorenzo Vigas, ganhou o prêmio de melhor obra-prima de ficção.

“Neruda”, do chileno Pablo Larraín, era o segundo com mais indicações, em quatro categorias, mas não ganhou nenhum prêmio.

O Platino de Honra foi entregue ao americano Edward James Olmos, conhecido pelo seu papel como tenente Castillo na série televisiva ‘Miami Vice’ e pioneiro latino na indústria cinematográfica americana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *