Exposição no Recife reúne elementos da cultura japonesa e tem oficinas gratuitas de origami

Mostra ‘Ukiyoe’ entra em cartaz na Caixa Cultural na quarta (19) e segue até 17 de setembro. Aberta ao público, exposição tem gravuras, máscaras, livros precursores dos mangás e obras virtuais.

Obras retratam o estilo de vida denominado 'ukiyo', que significa 'mundo flutuante' (Foto: Raquel Silva/Divulgação)

A partir da quarta-feira (19), o público tem a chance de se aproximar da cultura nipônica através da exposição ‘Ukiyoe – A magia da gravura japonesa’, que entra em cartaz na Caixa Cultural Recife, na área central da capital pernambucana. Além das mais de 200 obras vindas de coleções de arte brasileiras para compor a mostra, a programação inclui oficinas gratuitas de origami e kusudama, um tipo de dobradura com flores. Todas as atividades são gratuitas.

Sob a curadoria de Anna Paola Baptista, a exposição reúne 74 gravuras, feitas entre os séculos XVII e XIX, que representam cidades, províncias, animais, flores, pássaros e heróis do país oriental. No período em questão, a aproximação do povo japonês com atividades culturais como poesia, música e teatros kabuki foi denominada ukiyo, que significa ‘mundo flutuante’. Os registros em xilogravura desse estilo, por sua vez, foram chamados de ukiyo-e, com o significado de ‘retratos de um mundo flutuante’.

Além das gravuras, a mostra também conta com 14 volumes de livros precursores dos mangás, máscaras oriundas das tradicionais danças dramáticas, que representam personagens mitológicos como gênios e dragões, e obras apresentadas virtualmente. A exposição pode ser visitada até o dia 17 de setembro, das 10h às 20h de terça a sábado e das 10h às 17h aos domingos.

Oficinas de origami

Nos dias 30 de julho e 6 de agosto, são oferecidas oficinas gratuitas de origami, ministradas pela professora Helena Makiyama. Durante as aulas, são ensinadas técnicas de dobraduras em papel para a criação de símbolos típicos da cultura japonesa, como tsurus, flores, bolas de saúde e caixas porta-objetos. As oficinas duram uma hora e, nos dois dias, acontecem das 14h às 17h. Há 15 vagas por turma.

Serviço

  • Exposição ‘Ukioye – A magia da gravura japonesa’
  • De 19 de julho a 17 de setembro
  • Caixa Cultural Recife – Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife -Recife
  • De terça a sábado, das 10h às 20h; domingos, das 10h às 17h.
  • Entrada: gratuita
  • Informações: (81) 3425-1915

Fonte: G1 PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *