Na próxima quarta-feira, às 18h, a secretária executiva de Coordenação Geral da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Cláudia Callou Matos, receberá, na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe-PE), o título honorífico de cidadã de Pernambuco. A reunião solene será comandada pelo deputado Guilherme Uchoa e Waldemar Borges, autor da resolução.
A sanitarista Ana Claudia Callou está no cargo de secretária executiva de Coordenação Geral da SES desde abril de 2014. É mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e já foi coordenadora de Saúde do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata de Pernambuco (Promata), superintendente de Planejamento da SES, secretária Municipal de Saúde, presidente do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems/PE) e diretora adjunta de Articulação da Região Nordeste do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Também tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Políticas de Saúde e Planejamento, atuando principalmente em: políticas públicas, planejamento em saúde, financiamento, administração em serviço de saúde, administração e desenvolvimento de gestão de pessoas. Callou nasceu na cidade do Crato, no Estado do Ceará e estudou até o 1º ano científico no Cariri. Aos 14 anos de idade veio morar no Recife para dar continuidade aos estudos e iniciar a sua carreira profissional.
“Receber esse título é uma simbologia muito grande e significativa para mim. Será um momento de honra, alegria e glória. Saí do Crato ainda menina, seguindo os passos de minha irmã mais velha e primos que vieram estudar na ‘cidade grande’. Esses dois estados, Ceará e Pernambuco, estão no meu coração e me sinto muito mais nordestina por isso. Faria novamente, se preciso fosse, o mesmo trajeto de vida, as mesmas escolhas e estou extremamente feliz pelo reconhecimento”, disse Ana Claudia Callou, que espera receber no dia da homenagem amigos, parentes, familiares mais distantes, colegas e incentivadores da profissão.