Folha de S.Paulo
A ficção acaba de ganhar seu próprio “Japonês da Federal”. Trata-se do ator CarlosTakeshi, 56, que apareceu no capítulo desta quinta-feira (28) de “Haja Coração” (Globo).
Conhecido por ter dublado o personagem Jaspion na década de 1980, Takeshiinterpretou um policial que entrou no casamento de Rebeca (Malu Mader) com Pedro Bertolucci (Othon Bastos) e levou o noivo preso por corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.
O personagem foi inspirado em Newton Ishii, que ganhou o apelido de Japonês da Federal por estar presente em diversas fases da operação Lava Jato, sempre levando alguns dos acusados para custódia.
Ishii, porém, chegou a ser preso por facilitação de contrabando, e condenado a quatro anos e dois meses de prisão enquanto atuava na Ponte da Amizade em Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai. Ele recebeu umatornozeleira eletrônica e cumprirá o resto da pena no regime semiaberto.
Como não foi condenado à perda de cargo público, o agente continuará atuando na Polícia Federal no Paraná —mas numa função interna, segundo a instituição. Resta saber se o personagem de Takeshi terá destino semelhante.
A internet enlouqueceu com o Japonês da Federal da ficção: